Berço da civilização, o continente africano surgiu há 300 milhões de anos a partir da divisão da Pangéia (supercontinente) em dois grandes blocos: a Laurásia; formada pelas áreas que hoje é América do Norte e Eurásia; e Gondwna composta pelas áreas da América do Sul, África, Índia, Austrália e as ilhas do Pacífico Sul.
Charles Darwin (1809 – 1822) foi o primeiro cientista a sugerir que na África surgiram os primeiros humanos. As provas do desenvolvimento do homem no continente são inconclusas, mas nas últimas décadas as descobertas de novos fósseis, juntamente com o avanço da ciência, têm comprovado a hipótese.
ÁFRICA: BERÇO DA HUMANIDADE. conduz o Homo sapiens ao homem moderno. Afirma a autora, e hoje é consenso entre cientistas que esse processo evolutivo teve seu começo na África. ... Isso é comprovado pelas ossadas fósseis, pelos indícios da manufatura de implementos e da arte primitiva encontrada no continente africano.
Porque a região, localizada entre os rios Tigre e Eufrates, abrigou os primeiros povos da humanidade.
África
Costumamos dizer que a África é o berço da humanidade, principalmente porque foi de lá que os primeiros grupos humanos saíram. O desenvolvimento e a evolução da espécie humana, desde sua origem, tem na África o ponto inicial, o marco zero. Por isso, é comum dizer que a África é o berço da humanidade.
O Homo erectus evoluiu há cerca de dois milhões de anos - e foi a primeira espécie humana a caminhar erguida sobre os dois pés. As novas evidências indicam que ele viveu até pouco mais de 100 mil anos atrás, na Ilha de Java, na Indonésia, muito tempo depois de ter desaparecido de outros lugares.
O Homo erectus evoluiu há cerca de dois milhões de anos - e foi a primeira espécie humana a caminhar erguida sobre os dois pés. As novas evidências indicam que ele viveu até pouco mais de 100 mil anos atrás, na Ilha de Java, na Indonésia, muito tempo depois de ter desaparecido de outros lugares.
Acredita-se que o local de origem do Homo erectus tenha sido a África centro-oriental, de onde ele teria saído (por razões desconhecidas) para povoar o mundo, chegando primeiramente à Ásia e à Europa.
Até o último período glacial, a grande maioria dos homininis não vivia em cavernas, sendo tribos nômades de caçadores-coletores que viviam em uma variedade de estruturas temporárias, como tendas e cabanas de madeira (por exemplo, em Ohalo). Suas sociedades eram semelhantes às de muitos povos indígenas modernos.
Homem primitivo vivia em áreas de savana, diz estudo | Ciência e Saúde | G1. Paisagem teria sido dominante em 6 milhões de anos de evolução humana. Teoria refuta estudos de que floresta teria diminuído com ação do homem.
Do homo habilis teria descendido o homo erectus. Habitou a África e depois alcançou a Europa, a Ásia e a Oceania, por volta de 1,8 milhões e 300 mil anos atrás.
Período tido como o mais longo da Pré-História, do aparecimento da humanidade até 8000 a.C. Na Idade da Pedra Lascada, os homens eram nômades, ou seja, viviam em grupos deslocando-se constantemente para locais mais seguros e com possibilidade de caça, pesca, e coleta de frutos e raízes.