O tema é mais que meramente o conteúdo, assunto ou tópico principal de um texto (ou conteúdo temático). ... É o elemento mais importante do texto ou do enunciado: um texto é todo construído (composto e estilizado) para fazer ecoar um tema irrepetível em outras circunstâncias.
Entre as categorias centrais na obra bakhtiniana estão as noções de linguagem, interação, dialogismo e ideologia. Principalmente na obra Marxismo e Filosofia da Linguagem (BAKHTIN, 1997), a posição bakhtiniana é clara ao rebater a noção de língua sustentada no objetivismo ou no subjetivismo.
Podem variar entre cinco e nove tipos, sendo que os mais estudados são a narração, a argumentação, a descrição, a injunção e a exposição.
Os gêneros do discurso, textos formais, textos informais, textos verbais, textos não-verbais, texto visual, textos didáticos, poema, texto literário, textos de diferentes ramos do conhecimento. Já nos disse Bakhtin, filósofo russo, que todas as esferas de atividade humana estão ligadas pela palavra.
Vamos ver alguns exemplos: Poesia, reportagem de jornal, propaganda, anedota, bula de remédio, resumo, carta, bilhete, e-mail, e tem outros mais, pois toda forma de se comunicar exige um gênero textual, cada ocasião pede uma forma diferente.
Gêneros textuais referem-se diretamente às práticas sociais, ou seja, são os textos materializados que encontramos no dia-a-dia (um bilhete, um telefonema, um cardápio, uma receita, uma carta, etc). Eles têm a função, se se pode dizer assim, de ordenar as atividades comunicativas.
São as características peculiares a cada tipo de texto,a maneira como ele e apresentado ao leitor, seu layout, a forma como está organizado.
Definição de gêneros textuais Gêneros textuais são entidades sócio-discursivas e formas de ação social incontornáveis do dia-a-dia. ... Extremamente vinculados à vida social e cultural, são fenômenos históricos inerentes à vida humana.
155): Domínio discursivo constitui muito mais uma “esfera da atividade humana” no sentido bakhtiniano do termo do que um princípio de classificação de textos e indica instâncias discursivas (por exemplo: discurso jurídico, discurso jornalístico, discurso religioso etc.).
Em outras palavras, gêneros textuais são estruturas textuais peculiares que surgem dos tipos de textos: narrativo, descritivo, dissertativo-argumentativo, expositivo e injuntivo. ...
Para melhor definir gênero textual, Marcuschi (2002) recorre ao termo "domínio discursivo". ... Entende-se, assim, que o gênero textual consiste na ação pela linguagem ou realidade discursiva, que se define por meio de intenções e objetivos comunicativos.
Domínio discursivo constitui muito mais uma “esfera da atividade humana” no sentido bakhtiniano do termo do que um princípio de classificação de textos e indica instâncias discursivas (por exemplo: discurso jurídico, discurso jornalístico, discurso religioso etc.).
Segundo Marcuschi (2002), domínios discursivos são práticas que identificam um conjunto de gêneros textuais como práticas comunicativas institucionalizadas. O objetivo desse trabalho é situar o estudo de textos dentro de uma orientação teórico-metodológica que considera os domínios discursivos.
A ideia de gênero, dentro da lógica da gramática, auxilia os alunos a perceberem que a linguagem se modifica não só por aspectos técnicos, mas também por questões culturais e sociais, que dizem respeito às compreensões sobre os papeis e as características ligadas a gênero.
Em outras palavras, os gêneros literários definem em qual categoria determinado texto se encontra, facilitando tanto a classificação das obras quanto a construção de uma. Isso quer dizer que existem diretrizes básicas para a construção de poemas, assim como de novelas, romances, contos etc.
A existência de gêneros é a manifestação de uma desigual distribuição de responsabilidade na produção social da existência. ... Chamamos a atenção, ao que Izquierdo coloca como sendo o espaço social do gênero, já que isso tem uma grande importância quando se analisa a questão da mulher na relação com a atividade trabalho.
Saber identificar diversos tipos de textos, indicar sua função e finalidade, além de apontas possíveis defeitos ou qualidades na estrutura dos mesmos e aprender como interpretá-los.
A tipografia é a arte e o processo de criação na composição e impressão de um texto, física ou digitalmente. Assim como no design gráfico em geral, o objetivo principal da tipografia é dar ordem estrutural e forma à comunicação escrita.
Textualidade é a característica fundamental dos textos, orais ou escritos, que faz com que eles sejam percebidos como textos. ... Trata-se de um componente da competência textual dos falantes, que lhes permite produzir textos adequados e interpretar como textos as produções linguísticas que ouvem ou leem.
Entende-se por textualidade um conjunto de características que nos possibilita conhecer um texto. Os fatores de textualidade são os seguintes: coerência, coesão, intencionalidade, aceitabilidade, informatividade e relevância. Vejamos cada um deles. É o fator relacionado aos sentidos do texto.