EQST

Qual A Importncia Da Resoluço N 420 De 28 De Dezembro De 2009?

Qual é a importância da Resolução nº 420 de 28 de dezembro de 2009?

RESOLUÇÃO No 420, DE 28 DE DEZEMBRO DE 2009 Dispõe sobre critérios e valores orientadores de qualidade do solo quanto à presença de substâncias químicas e estabelece diretrizes para o gerenciamento ambiental de áreas contaminadas por essas substâncias em decorrência de atividades antrópicas.

Quais são as principais funções do solo que estão presentes na Resolução nº 420 de 28 de dezembro de 2009?

I - eliminação de perigo ou redução a níveis toleráveis dos riscos à segurança pública, à saúde humana e ao meio ambiente; II - zoneamento e restrição dos usos e ocupação do solo e das águas superficiais e subterrâneas; III - aplicação de técnicas de remediação; e IV - monitoramento.

Qual é o conceito de avaliação preliminar?

Para a identificação de uma área contaminada é necessária a realização de uma Avaliação Preliminar, a qual subsidia a etapa posterior, que é a realização da Investigação Confirmatória, e posteriormente da etapa de Investigação Detalhada com Avaliação de Risco e Plano de Intervenção para remediação e reabilitação da ...

O que são os valores orientadores para o solo como os mesmos são classificados?

Os Valores Orientadores para solo e água subterrânea são concentrações de substâncias químicas derivadas por meio de critérios numéricos e dados existentes na literatura científica internacional, para subsidiar ações de prevenção e controle da poluição, visando à proteção da qualidade dos solos e das águas subterrâneas ...

Qual a necessidade do gerenciamento de uma área contaminada?

A principal importância do gerenciamento de áreas contaminadas é poder minimizar os riscos à população e ao meio ambiente, com as soluções ambientais mais corretas. Vale destacar que o gerenciamento é composto por etapas sequenciais, ou seja, a informação coletada em uma etapa serve de base para a seguinte.

Quais são as principais etapas de investigação de áreas contaminadas?

As principais etapas que constituem a investigação de áreas contaminadas são:
  • Avaliação preliminar;
  • Avaliação confirmatória;
  • Avaliação detalhada;
  • Análise de risco;
  • Remediação;
  • Gestão de resíduos;

O que são valores de referência para metais pesados em solos e qual a sua utilidade prática?

Valores de Referência de Qualidade para Solos (VRQs) refletem a concentração natural de determinada substância no solo, sem interferência antrópica. ... Foram coletadas 416 amostras de solo em áreas de mata nativa ou com mínima influência antrópica.

O que é um indicador de qualidade do solo?

Indicadores de qualidade do solo são propriedades mensuráveis (quantitativas ou qualitativas) do solo ou da planta acerca de um processo ou atividade e que permitem caracterizar, avaliar e acompanhar as alterações ocorridas num dado ecossistema (KARLEN et al., 1997).

Quais são os objetivos específicos da fase investigação preliminar?

A etapa de Avaliação Preliminar tem como objetivos específicos ou atividades principais (ver Seção 1.2): Identificar as fontes de contaminação potenciais; Identificar as substâncias químicas de interesse (SQI);

O que é investigação confirmatória?

A Investigação Confirmatória consiste em análises de amostras do solo, vapores do solo, água superficial e água subterrânea para verificação da existência de passivos ambientais e o nível em que se encontram.

O que a Cetesb adota como valores de referência?

O 3° quartil (75%) é adotado como valor de referência de qualidade das águas subterrâneas (CETESB, 2001 e São Paulo, 2005). Para as substâncias cuja matriz de dados apresenta menos do que 40% de amostras com resultados inferiores ao limite de quantificação, poderão ser realizadas outras análises estatísticas.

O que são valores de referência para metais pesados em solos?

O crescimento industrial e o populacional têm aumentado os teores de metais pesados nos solos e impactado a qualidade desse recurso. ... Valores de Referência de Qualidade para Solos (VRQs) refletem a concentração natural de determinada substância no solo, sem interferência antrópica.

Por que a matéria orgânica do solo é considerada um indicador de qualidade do solo?

Matéria orgânica como indicador da qualidade do solo e da prestação de serviços ambientais. ... O carbono orgânico é um dos indicadores mais frequentemente usados na avaliação da qualidade e da sustentabilidade do solo. Tal atributo tem forte impacto sobre outras propriedades físicas, químicas e biológicas do solo.

Quais são os principais indicadores da qualidade do solo?

Geralmente, os principais indicadores físicos, que têm sido utilizados e recomendados são textura; espessura (horizonte A; solum); densidade do solo; resistência à penetração; porosidade; capacidade de retenção d'água; condutividade hidráulica; e estabilidade de agregados.

Quem investiga se há contaminação no solo e na água subterrânea em um local?

O Ministério do Meio Ambiente considera uma área contaminada (terreno, local, instalação, edificação) que contenha substâncias ou resíduos em condições que “causem ou possam causar danos à saúde humana, ao meio ambiente ou a outro bem a proteger, que nela tenham sido depositados, acumulados, armazenados, enterrados ou ...

Como é realizada a investigação de contaminantes no ar?

Ela é realizada através dos seguintes passos:
  1. Elaboração Plano de Amostragem;
  2. Sondagem e Amostragem de Solo;
  3. Instalação de Poços de Monitoramento;
  4. Ensaios Hidrogeológicos;
  5. Amostragem de Água Subterrânea;
  6. Análises Químicas;
  7. Relatório de Investigação Ambiental Confirmatória.