Surgidos em meados do século VII -- na Alta Idade Média -- como uma facilidade para os cantores de música sacra, os neumas indicavam, não o valor preciso, mas a tendência da altura a ser entoada, isto é, uma indicação de que o intervalo melódico a ser cantado deveria ser ascendente (ou descendente), ao menos isto.
A notação neumática baseia-se na rítmica inerente da prosódia, de gestos manuais e de "letras significativas", as quais poderiam significar aspectos rítmicos, comumente usadas entre os séculos IX e XI (Cardine, 1989; Sadie, 1980).
Com respeito a notação musical, um importante passo dado foi a introdução da quarta linha no sistema de linhas horizontais onde eram colocados os neumas e que mais tarde deram origem ao nosso pentagrama moderno.
Em outras palavras: a notação musical torna a música mais compreensível, ao apresentar o seu lado matemático, ajudando a perceber sua estrutura e organização.
O mesmo acontece com a notação musical. Ela traz em si a capacidade de preservar o conhecimento musical que foi produzido ao longo dos séculos. ... Essa Notação como a conhecemos hoje, partituras, ou mais conhecida popularmente como bolinhas, so foi concebida durante a idade média.
O sistema moderno teve suas origens nas neumas (do latim: sinal ou curvado), símbolos que representavam as notas musicais em peças vocais do canto gregoriano, por volta do século VIII. ... Inicialmente o sistema não continha símbolos de durações das notas pois elas eram facilmente inferidas pelo texto a ser cantado.
Tem mais depois da publicidade ;) Foi nesse contexto que um monge beneditino francês chamado Guido de Arezzo, nascido nos fins do século X, organizou o sistema de notação musical conhecido até os dias de hoje.
É creditado a Pitágoras e aos pitagóricos a invenção do monocórdio, conhecido hoje como o instrumento fundamental para a elaboração da teoria sobre os intervalos musicais.
Os intervalos determinados pelas distância da 1ª nota para a 4ª, 5ª e 8ª nota, são chamados intervalos justos e podem sofre duas alterações. Exemplos sobre a tônica Dó: fá – quarta justa (4 ou 4J) fab – quarta diminuta (4dim ou 4b)
Guido D'Arezzo
E, por serem matéria-prima para grande parte da composição para o instrumento, o estudo das escalas auxilia na compreensão das estruturas harmônico-melódicas e dá ao músico elementos para o improviso.
A escala cartográfica é fundamental para entendermos a proporção entre o espaço real e a sua representação no mapa. A escala cartográfica é um importante elemento presente nos mapas, sendo utilizada para representar a relação de proporção entre a área real e a sua representação.
Escala Menor Natural ou Primitiva. Escala Menor Harmônica. Escala Menor Melódica....Escalas modernas, que na cultura ocidental são as mais utilizadas: