Ossos do Corpo Humano
a cabeça (crânio e ossos da face) a coluna vertebral e as vértebras. o tórax (costelas e esterno) o osso hioide.
O sistema muscular é composto pelos diversos músculos do corpo humano. Os músculos são tecidos, cujas células ou fibras musculares possuem a função de permitir a contração e produção de movimentos.
O tecido muscular relaciona-se com a locomoção e outros movimentos do corpo. Entre as suas principais características estão: excitabilidade, contratilidade, extensibilidade e elasticidade. Os músculos representam 40% da massa corporal. Por isso, em muitos animais o tecido muscular é o mais abundante.
Resposta. Os músculos possuem a função, em sua maioria , de dar movimento ao esqueleto, com a exceção do cérebro, coração e diafragma, entre outros músculos relacionados com o funcionamento de órgão internos.
Exemplo: Músculos da mão. c) Largos: Caracterizam-se por serem laminares. São encontrados nas paredes das grandes cavidades (tórax e abdome). Exemplo: Diafragma.
Além disso, de acordo com as características estruturais, os músculos podem ser classificados em liso, esquelético e cardíaco. Esses músculos atuam diretamente ligados com o sistema nervoso com o objetivo de permitir que a movimentação aconteça de forma correta e coordenada.
As fixações musculares são descritas como origem e inserção. A origem geralmente é a extremidade proximal do músculo e que permanece fixa durante a contração, ou seja, é a extremidade presa ao osso que não se desloca (ponto fixo).
Em anatomia, uma inserção muscular é a adeerção mais próxima do tronco, e, inserção distal àquela mais afastada do tronco. Também há partes tendinosas intercaladas ao longo do trajeto das fibras do ventre muscular como as inserções tendíneas (reto do abdômen).
A extremidade presa a uma peça óssea que não se desloca, ou ponto fixo, é denominada de origem. A extremidade presa a uma peça óssea que se desloca, ou ponto móvel, é denominada de inserção. Os músculos fixam-se a essas extremidades por intermédio de tendões e aponeuroses.