O classicismo iniciou-se em Portugal, em 1527. Entretanto, somente em 1572 ganhou notoriedade, com a publicação de “Os Lusíadas”, de Camões. O Classicismo foi um movimento cultural ocorrido no Renascimento (séculos XV e XVI).
No mais, foi no início do século XVI, já no auge do Renascimento, que ocorreram dois acontecimentos decisivos no âmbito intelectual, religioso, moral e político da Europa: invenção da imprensa, por Joannes Gutenberg, e a Reforma Protestante, desencadeada por Martinho Lutero.
O classicismo, movimento artístico surgido no contexto do Renascimento, foi um contraponto à arte produzida na Idade Média. Inspirados nos ideais da cultura greco-romana, os artistas aliados à estética classicista cultivavam o antropocentrismo e o equilíbrio formal.
As novas ideias renascentistas tiveram origem na Itália. ... O Renascimento foi uma volta à cultura greco-romana da Antiguidade por meio dos textos preparados pelos humanistas. O Renascimento ocorre na política, nas artes e na ciência. A manifestação artística do Renascimento recebe o nome de Classicismo.
Porque foram buscar suas fontes de inspiração e modelos na antiguidade greco-romana, conhecida como época clássica, recusando, assim, o período anterior (medieval), marcado pela religiosidade e teocentrismo.
Resposta: o classicismo também é conhecido como quinhentismo. 9) Qual foi a forma de escrita criada pelos escritores classicistas? Resposta: os sonetos; 10) Quais eram as características da literatura de Camões?
Luís de Camões
Principais autores do Classicismo: Luís Vaz de Camões, Sá de Miranda, Bernardim Riveiro, Antônio Ferreira.
Luís Vaz de Camões (1524-1580) Foi responsável por obras muito conhecidas, tais como: “Os Lusíadas”, que é considerada uma obra-prima. Essa obra é uma poesia épica, concluída em 1556, mas publicada em 1572 no período literário do Classicismo.
Luís de Camões
Os principais autores do Quinhentismo são:
Principais Autores Barrocos do Brasil
Qual o contexto histórico vivido em Portugal na época do descobrimento do Brasil? ... O capitalismo mercantil e as grandes navegações, que impulsionaram a economia portuguesa e foram responsáveis pela busca de novas matérias-primas e novos territórios; 2. O Renascimento artístico, que mudou o pensamento medieval e 3.
A Carta de Pero Vaz de Caminha