Max Weber acreditava que existiam três tipos de Autoridade (que ele define como o “poder legitimado por aqueles a ele sujeito”): autoridade carismática, autoridade tradicional e autoridade racional-legal.
O formal é um dos tipos de autoridade mais comuns. Corresponde a aquelas pessoas ou instituições que exercem poder e influência em função do cargo que ocupam ou da atividade que desempenham. Sua eficácia depende, basicamente, da sua capacidade de impor castigos e recompensas. Esta é a forma de autoridade mais básica.
Segundo weber, existem três tipos de autoridade, são elas: dominação, poder e legitimação. Vale lembrar que para Weber também existem três tipos de sociedades, elas era chamadas de: Tradicional, carismática e burocrática.
Para Weber a análise irá partir da religião, economia e sociedade. Irão existir, para Max Weber, três tipos de base de legitimidade da dominação (tipos puros de dominação legítima): Dominação Legal, Tradicional e Carismática (funda-se no puro afeto).
Max Weber observa que o poder racional ou legal cria em suas manifestações de legitimidade a noção de competência, o poder tradicional a de privilégio e o carismático dilata a legitimação até onde alcance a missão do “chefe”, na medida de seus atributos carismáticos pessoais.
Dominação seria, nas palavras de Weber, “a probabilidade de encontrar obediência para ordens específicas (ou todas) dentro de determinado grupo de pessoas”|2|. Por isso, a dominação (que é legitimada pela aceitação) confere a autoridade a quem exerce o poder.
Tipos de dominação, segundo Weber A dominação é sempre resultado de uma relação social de poder desigual, onde se percebe claramente a existência de um lado que comanda (domina) e outro que obedece. Podemos assemelhar assim a dominação a qualquer situação em que encontremos indivíduos subordinados ao poder de outros.
Autoridade Tradicional: segundo Weber, essa implica “a autori dade do eterno ontem”, em que predomina a tradição no decorrer do tempo. Caracterizando, logo, uma autoridade baseada na sucessão, onde um estatuto garante que qualquer indivíduo tenha direito à sucessão apenas por fazer parte de uma linha sucessória.
Max Weber (1991, p. 33) apresenta um clássico conceito de poder ao asseverar que: “poder significa toda probabilidade de impor a vontade numa relação social, mesmo contra resistências, seja qual for o fundamento dessa probabilidade”.
Os tipos ideais servem como parâmetro de observação, um conceito teórico abstrato com características delineadas que serve apenas como ponto de comparação entre o objeto observado e a abstração teórica.
Ação é a menor parcela do capital social das companhias ou sociedades anônimas. É, portanto, um título patrimonial e, como tal, concede aos seus titulares, os acionistas, todos os direitos e deveres de um sócio, no limite das ações possuídas.
185), O método consiste em tomar todas as manifestações particulares do fenômeno sob investigação, compará-las e retirar as características comuns – comuns a todas. ... No ato de comparar as características encontradas no processo, com características de outros fenômenos, utiliza-se o método comparativo.
Vista do “Do método comparativo em história”, de Henri Pirenne.
O método comparativo, considerado durante muito tempo o método sociológico por excelência porque permitia a realização de correlações tanto restritas como gerais, estabelece comparações entre diversos tipos de grupos e fenômenos sociais com o fim de descobrir diferenças e semelhanças.
O funcionalismo, ou método comparativo, é uma perspectiva antropológica fundamentada, dentre outras coisas, na ideia de fato social, composta e conceituada pelo sociólogo Émile Durkheim. ... Durkheim entendia como função social o papel exercido por uma parte dentro de um sistema.
Podemos evidenciar que os três elementos que caracterizam a sociologia são certamente os seguintes: o indivíduo, a sociedade, e por fim, a religião.
A importância da sociologia está no seu objeto de estudo. Ela procura compreender as relações socias nas suas mais diversas formas, inclusive os conflitos e problemas. Por isso ela é um saber que contribui muito para a busca das causas e soluções mais viaveis destas questões.