A Torá foi redigida na sua forma de cinco livros em torno do ano 450 a.C., usando elementos de até 1000 a.C.. O Neviim e o Ketuvim foram parcialmente compilados no século VI a.C. de materiais dos séculos VII e VIII a.C., e então expandidos no período pós-exílio entre os séculos V e II a.C.
Qual a diferença entre a Torá e o Velho Testamento? A Torá nada mais é do que o pentateuco, na Bíblia ela é chamada de Lei. Contém os 5 primeiros livroa da Bíblia. O Antigo Testamento contém a Torá bem como os livros históricos, sapienciais e os escritos dos profetas.
Gênesis
Significado de Torá [Religião] Livro que contém essa lei; Pentateuco. ... Etimologia (origem da palavra torá). Do hebraico torah.
A Torá foi revelada a Moisés no monte Sinai e entrege a nação de Israel para guardar as Leis. ... O Talmud é uma junção de comentários e explicações da Tora, e vou deixar para explicar logo abaixo depois de descrever o que é TANACH.
Formada por Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio, todos do Antigo Testamento, que contempla outros livros também, a Torá encerraria, de acordo com a tradição judaica, o texto diretamente transmitido por Deus a Moisés.
O Talmude é uma coletânea de ensinamentos judaicos antigos. As leis escritas do judaísmo são encontradas na Torá, que é composta pelos cinco primeiros livros da Bíblia. ... Jovens judeus lendo o Talmude em uma yeshivá (academia especializada no estudo de textos do judaísmo).
Tanak:È um acrônimo utilizado dentro do judaísmo para denominar seu conjunto principal de livros sagrados, sendo o mais próximo do que se pode chamar de uma Bíblia judaica. O conteúdo do Tanakh é equivalente ao Antigo Testamento cristão, porém com outra divisão.
Nevi'im (do hebraico נביאים) ou Profetas é uma das três seções do Tanakh, estando entre a Torá e Kethuvim.
Chama-se também Tanakh, acrônimo lembrando as grandes divisões dos escritos sagrados da Bíblia hebraica que são os Livros da Lei (ou Torá), os livros dos profetas (ou Nevi'im), e os chamados escritos (Ketuvim).
Tanakh
Os judeus, descendentes da tribo de Israel, têm sua história narrada no Antigo Testamento entre 1800 e 500 a.C. Seguindo a narrativa bíblica, vê-se que este povo ganhou ao longo do tempo várias denominações diferentes – hebreus, antes da passagem por Canaã, mais ou menos em 1235 a.C; Povo de Israel, ao se fixar em ...
São áreas conhecidas nos tempos bíblicos como Edom (segundo o Gênesis, povoada pelos descendentes de Esaú, irmão de Jacó), Madiã (ainda de acordo com a Bíblia, habitada por povos que descendem de um filho de Abraão), Farã (ou Parã) e Temã.
O livro do Gênesis relata que Abraão foi chamado de Ur dos Caldeus para Canaã, para formar um povo com a crença no Deus Único. Quando a terra de Canaã foi assolada pela fome, Jacó (Israel), seus 12 filhos e suas famílias foram para o Egito, onde seus descendentes foram escravizados.
Essa fase teria começado quando uma dúzia de tribos se uniu nas montanhas de Canaã para formar um Estado propriamente dito, o reino de Israel. Em poucas gerações, porém, essa nação acabou dividida em duas: as rivais Judá, no sul de Canaã, e outra, ao norte, que manteve o nome antigo (Israel).
Os hebreus foram um dos primeiros povos a cultuar um único Deus, isto é, a professar uma religião monoteísta. Na crença dos hebreus, o único Deus é Javé (Jeová), cuja imagem não pode ser representada em pinturas ou estátuas para evitar idolatria.
De acordo com a narrativa religiosa da Bíblia hebraica, a origem dos israelitas remonta aos patriarcas Abraão e sua esposa Sara, através de seu filho Isaque e sua esposa Rebeca, e seu filho Jacó, que mais tarde foi chamado de Israel, donde derive seu nome, com suas esposas Lia e Raquel e as servas Zilpa e Bila.
Yahweh
No original, em hebraico, “altíssimo” é “el elyon”. Mas só o “elyon” significa “altíssimo”, “maior de todos”. O “El” é um sinônimo para “Deus”, com “D” maiúsculo. Ou seja: para alguns dos autores da bíblia o deus máximo não era Javé.
Deus é um conceito de Ser Supremo presente em diversas religiões monoteístas, henoteístas ou politeístas, sendo geralmente definido como o espírito infinito e eterno, criador e preservador do Universo.
Em hebraico, Miguel significa "aquele que é similar a Deus" (mi-"quem", ka-"como", El-"deus"), o que é tradicionalmente interpretado como uma pergunta retórica: "Quem como Deus?" (em latim: Quis ut Deus?), para a qual se espera uma resposta negativa, e que implica que ninguém é como Deus.
Ninguém Como Deus" Livro do autor Julio C. Borges, que narra sua conversão e mudança de vida através de uma experiência profunda com Deus, livrando-se do vício da droga e buscando a cada dia sua sobriedade e espiritualidade em Deus.