A oração destacada é classificada como subordinada substantiva subjetiva, porque ela exerce o papel de sujeito da oração principal "Pode-se dizer".
Quanto à classificação das orações subordinadas substantivas, relacione as colunas. Em seguida, assinale a alternativa com a sequência correta. 1 - objetiva direta 2 - completiva nominal 3 - subjetiva ( ) Todos sabem onde ocorreu o desastre.
3 - Quanto à classificação das orações subordinadas adjetivas abaixo, a correta opção é: Os pais que cuidam dos seus filhos merecem aplausos. Esta equipe, cujo técnico não incentiva seus atletas, sempre perde. A casa, onde mora, parece abandonada. A) restritiva, restritiva, explicativa.
As orações subordinadas têm a função de complementar o sentido da oração principal, a qual, em regra, não tem sentido completo. Podem ser classificadas em orações subordinadas substantivas, adjetivas ou adverbiais.
oração subordinada adverbial proporcional. [Quando] os porcos bailam adivinham chuva.
QUANTO MAIS SE ESTUDA, mais se aprende. Oração subordinada adverbial proporcional. "QUANDO OS PORCOS BAILAM adivinham chuva."
Orações subordinadas são aquelas que possuem uma relação de dependência com uma outra oração, chamada de principal. ... 1 – Oração Subordinada Substantiva Subjetiva é aquela que exerce a função de sujeito da oração principal.
Oração subordinada substantiva completiva nominal As orações subordinadas substantivas completivas nominais possuem o valor de complemento nominal (completa o sentido do nome da oração principal), sendo sempre iniciada por uma preposição. Exemplo: Temos fé de que a humanidade para de destruir o planeta.
Complemento nominal é o termo da oração que é ligado a um nome por meio de uma preposição, completando o sentido desse nome (substantivo, adjetivo ou advérbio). Ex.: Faça uma rápida leitura do texto. Ele mora perto de um grande hotel.