II - classe 1: águas que podem ser destinadas: a) à recreação de contato primário, conforme Resolução CONAMA nº 274, de 2000; b) à proteção das comunidades aquáticas; e c) à aqüicultura e à atividade de pesca. ... IV - classe 3: águas que podem ser destinadas: a) à navegação; e b) à harmonia paisagística.
II - classe 1: águas que podem ser destinadas: a) à recreação de contato primário, conforme Resolução CONAMA no 274, de 2000; b) à proteção das comunidades aquáticas; e c) à aqüicultura e à atividade de pesca. ... IV - classe 3: águas que podem ser destinadas: a) à navegação; e Page 7 b) à harmonia paisagística.
ÁGUAS DOCES ll - Classe 1 - águas destinadas: a) ao abastecimento doméstico após tratamento simplificado; b) à proteção das comunidades aquáticas; c) à recreação de contato primário (natação, esqui aquático e mergulho);
A classificação Os corpos hídricos nacionais são classificados em nove classes, sendo as cinco primeiras classes de água doce (baixa quantidade de sais minerais), as duas seguintes de água salinas (média quantidade de sais minerais), e as duas últimas de águas salobras (alta quantidade de sais minerais).
Um corpo de água ou corpo d'água (por vezes escrito corpo-d'água) é qualquer acumulação significativa de água, usualmente cobrindo a Terra ou outro planeta. O termo corpo de água geralmente refere-se a grandes acumulações de água, tais como oceanos, mares e lagos, mas ele é usado para lagoas, poças ou zonas úmidas.
Inicialmente, vemos que o corpo hídrico artificial pode ser produzido pelo homem, porém, este termo está ligado ao corpo de água, que se refere as grandes acumulações de água, tais como: Mares; Oceanos; Lagos, etc.
Resposta. A Bacia Amazônica é o maior sistema hidrográfico do planeta, cobrindo uma área equivalente ao território continental dos Estados Unidos, e é responsável por 15-16% da água doce que chega aos oceanos.
O Cerrado – bioma e também domínio morfoclimático – é conhecido por muitos como a “caixa d'água do Brasil”. ... O Rio São Francisco, por exemplo, possui mais de 90% de suas nascentes situadas no Cerrado, embora quase 55% das águas desse rio encontrem-se fora desse bioma.
As águas de domínio da União são aquelas que se encontram em terras do seu domínio, que banham mais de um Estado, sirvam de limite com outros países ou unidades da Federação, ou se estendam a território estrangeiro, ou dele provenham.
Rios do Brasil
O Rio Xingu possui nascentes que abrangem a região do bioma Cerrado. O Rio Paraná, que comporta a Usina Hidrelétrica de Itaipu, tem suas principais nascentes no Cerrado. O Rio Paraguai tem suas principais nascentes advindas do Cerrado. Apesar disso, a maior parte dessa bacia encontra-se no bioma Pantanal.
Em geral, os solos do Cerrado caracterizam-se pela predominância dos Latossolos e pela sua acentuada acidez. ... Esse processo de intemperismo ocorreu por meio da lixiviação – lavagem da camada externa do solo pela água das chuvas –, o que diminuiu, em elevado grau, a sua fertilidade ao longo do tempo.
O Cerrado é considerado por muitos como um importante berço das águas do Brasil, tão importante para a disponibilidade dos recursos hídricos no país quanto a Amazônia. ... As águas do Cerrado também abastecem a agricultura e a atividade industrial de boa parte do território brasileiro.
Foi comemorado em 28 de abril o Dia Nacional da Caatinga. A Caatinga sustenta a economia da região Nordeste por meio de duas vertentes: fornecimento de energia e produtos florestais não madeireiros. ...
Reconhecido como um hotspot global de biodiversidade, o Cerrado destaca-se pela abundância de espécies endêmicas, abrigando aproximadamente 12.
Nas três últimas décadas, o Cerrado vem sendo degradado pela expansão da fronteira agrícola brasileira. ... Há uma grande necessidade de conscientizar a população e grandes empresários, que preservar o Cerrado é muito importante por se tratar de uma das áreas de savana mais ricas do planeta em espécies animais e vegetais.
O bioma é responsável pela produção de 40% da água no Brasil e abriga as nascentes das três maiores bacias hidrográficas da América do Sul — Amazônica/Tocantins, São Francisco e Prata, o que resulta em um elevado potencial aquífero e favorece a sua biodiversidade.
Considerado ponto crítico para a preservação da biodiversidade, o Cerrado brasileiro encontra-se muito fragmentado e degradado pelo avanço das cidades, da agricultura e da pecuária. ... Com a substituição da vegetação nativa por agricultura, os agrotóxicos e adubos podem chegar ao solo profundo e contaminar o aqüífero.
Uma área hotspot é um ambiente com alta biodiversidade, ou seja, rico em número de espécies, e altamente ameaçado pela ação do homem na natureza. No Brasil, a Mata Atlântica e o Cerrado são considerados Hotspots, pois sofreram grandes perdas de habitats, com isso, possuem um alto risco de desaparecer.