Pois bem, ela insistia numa regra de ouro: O s tem o som de /z/ quando está entre vogais. A ser assim, em subsídio não se justifica a pronúncia /subzídio/, afinal o s da segunda sílaba vem depois de consoante. Subsídio se lê como sítio, como silêncio. Mesma pronúncia de subsolo, de subsíndico.
ADAPTAR e OPTAR têm P MUDO e, por isso, conjugam-se ADAPTO, ADAPTAS, ADAPTA ( = aDÁPto, aDÁPtas, aDÁPta), etc. (e NÃO adaPIto, adaPItas, adaPIta, etc.) e OPTO, OPTAS, OPTA ( = ÓPto, ÓPtas, ÓPta), etc. (e NÃO oPIto, oPItas, oPIta, etc.)
À luz do que dissemos, devem tais verbos ser pronunciados assim, no presente do indicativo: eu me indigno (/díg/), tu te indignas (/díg/), ele se indigna (/díg/), nós nos indignamos, vós vos indignais, eles se indignam (/díg/).
Você tem a pronúncia correta do cnido. Manter-se.
«Caracteres – Tem o acento tônico na sílaba "te": caractéres. Aparece no plural de caráter um c que, não sendo pronunciado no singular, é-o no plural.
substantivo masculino Letra, símbolo, sinal, número que representa algo escrito. Cada forma que se usa para escrever ou pode ser usada na escrita: para aprender mandarim é essencial memorizar os caracteres. ... A palavra caractere deriva do grego "charaktér, éros", pelo latim “character,eris”, com o sentido de "gravado".
Apesar de, à primeira vista, parecer que o correto é 'maus-caráteres', a grafia para o plural é caracteres. Então, pasmem, o certo é 'maus-caracteres'.
Mau-caráter é o indivíduo que trás no traço de personalidade a “maldade essencial”. Podemos incluir nessa condição o ladrão, contraventor, trapaceiro, criminoso, facínora, desonesto, caloteiro, charlatão e todos os tipos analfabetos morais.
O plural de pronto-socorro é prontos-socorros.
adjetivo Diz-se de quem possui um caráter prejudicial, ruim; capaz de ações desleais, falsas e traiçoeiras; diz-se da pessoa que não é confiável: infelizmente me enganei com o candidato mau-caráter. substantivo masculino e feminino Pessoa que não inspira confiança; quem é traiçoeiro.
Uma pessoa conhecida como "sem caráter" ou "mau caráter", geralmente é qualificada como desonesta, pois não apresenta firmeza de princípios ou de moral. Por outro lado, uma pessoa "de caráter" é alguém com formação moral sólida e incontestável.
Pessoas de caráter fraco são facilmente conhecidas, elas cedem a qualquer coisa, não possuem opinião própria sobre algo, são facilmente influenciadas pelos outros, não possuem firmeza no que falam, fazem ou sentem.