O Patinho Feio (em dinamarquês Den grimme ælling) é um conto de fadas do escritor dinamarquês Hans Christian Andersen, publicado pela primeira vez em 11 de Novembro de 1843 em Nye Eventyr.
Objetivos: trabalhar os temas que tangem o respeito às diferenças, conscientizar os alunos acerca do respeito mútuo, da erradicação da violência contra o outro (aquele que lhe é diferente) e o bullying, eliminando qualquer tipo de discriminação, além de visar aspectos vinculados à dignidade e equidade.
O patinho feio, na verdade, era o mais belo, os outros que não conseguiam enxergar. A lição que a história deixa, então, é que a beleza e a valorização dependem de cada um.
Personagens
No conto de fadas , uma das histórias mais tocantes é a do Patinho feio. Escrita por Hans Christian Andersen, o conto retrata a vida de um filhote de cisne é chocado no ninho de uma pata. ... Na história do patinho feio, o livro é um contos de fadas, um é um gênero textual ,formado por narrativas simples.
Resposta. O fato de ele ter tentando fazer amizades e não ter conseguido, servindo até de alvo de brincadeiras maldosas por parte de outros.
Resposta. porque ele não tinha amigos,não sabia voar,não tinha aparência que eles tinham,assim consideravam ele o "avesso".
Yukiko Mari
Personagens
O conto de fadas do patinho feio estimula a autoestima da criança de diferentes maneiras. Por um lado ensina os pequenos a não julgarem o que é diferente, isto é, o diferente jamais deve ser ostracizado ou deixado de lado. Devemos antes aceitar aquilo que é diferente e enxergar beleza no que cada ser tem de especial.
CANSADO DE SER GOZADO PELOS SEUS IRMÃOS E POR TODOS OS ANIMAIS DA FAZENDA, O PATINHO FEIO DECIDE PARTIR. MESMO LONGE DA FAZENDA, O PATINHO NÃO CONSEGUIU PAZ, POIS OS SEUS IRMÃOS PERSEGUIAM-NO POR TODO O LAGO, GRITANDO: - VOCÊ É O PATO MAIS FEIO QUE NÓS JÁ VIMOS!
Comentários para o professor: Professor, a história do “Patinho Feio” possibilita o pensar sobre vários aspectos da vida: a diversidade humana, o respeito mútuo, a exclusão, a rejeição, as permanências e as transformações, as superações, o desenvolvimento pleno das potencialidades humanas – transformar no melhor que ...
Cansado de ser gozado pelos seus irmãos e por todos os animais da quinta, o patinho feio decide partir. Mesmo longe da quinta, o patinho não conseguiu paz, pois os seus irmãos perseguiam-no por todo o lago, gritando: - És o pato mais feio que nós alguma vez vimos!
A partir do nascimento do patinho feio, a história passa a abordar uma outra questão – que de problemas mais profundos e relacionados ao tema do abandono, da inferioridade e das humilhações.
O Patinho Feio (cuja história todo o mundo conhece) é feio não por ser feio. É feio porque não se parece em nada com os outros patos. Só nos contornos, e mesmo assim de longe. Ele é desengonçado, pescoçudo, enorme de gordo, totalmente disforme segundo os padrões de beleza da Patolândia.
Resposta. Resposta: Porque vc tem chances de morrer tentando como atravessar a rua sua chance de ser atropelado.
Cansado de ser gozado pelos seus irmãos e pelos animais da quinta, o Patinho Feio decide partir da quinta. Mesmo longe da quinta, o patinho não conseguia ter paz pois os seus irmãos perseguiam-no por todo o lago, gritando: ... – Lamentava-se o Patinho Feio que se sentia cada vez mais triste e abandonado.
Personagens