R$330,00
O Método Pilates de treinamento físico desenvolve força, resistência e flexibilidade, recuperando o tônus muscular. Percebe-se uma expansão de adeptos deste método a procura de uma atividade física que seja completa.
Flexibilidade. ... O agachamento com uma perna só (pistol) é um bom exemplo de exercício que fortalece a flexibilidade. A pessoa pode ter força para agachar, mas se não tiver flexibilidade suficiente para se sustentar e subir, ela desce e cai, pois este exercício também exige equilíbrio, coordenação e força.
Joseph Hubertus Pilates (09 de dezembro de 1883 - 9 de outubro de 1967) foi um inventor do método Pilates de condicionamento físico.
A intensidade se aplica através de diversas variáveis como, por exemplo, amplitude de movimento, alavancas e base de suporte, mas, acima de tudo, está diretamente relacionada ao grau de concentração que o praticante tem na hora de recrutar seu corpo na realização de um exercício de Pilates.
A intensidade do exercício deve situar-se nos 50-65% da FCmáx para indivíduos iniciantes; 60-75% da FCmáx indivíduos de nível intermédio; e 70-85% da FCmáx para indivíduos proficientes (Melone, 2012). Segundo o ACSM um indivíduo adulto deve praticar pelo menos 150 minutos de exercício cardiovascular por semana.
É indicado para homens e mulheres de todas as idades, inclusive crianças! O método trabalha vários grupos musculares ao mesmo tempo, através de movimentos suaves e contínuos, com ênfase na concentração, no fortalecimento e na estabilização dos músculos centrais do corpo (abdômen, coluna e pelve).
Chamado primeiramente de "contrologia", o pilates é um tipo de atividade física que busca o controle do músculos do corpo, fortalecendo a musculatura e melhorando seu tônus, além de conferir maior flexibilidade ao corpo. Hoje, alguns médicos a consideram uma forma de terapia, por ser um exercício individualizado.
O Pilates é um tipo de exercício ótimo para aumentar a flexibilidade e tonificar os músculos, além de combater a dor, melhorar a postura, aumentar a força e, quando aliado à dieta e à pratica de outra atividade física com elevado gasto calórico, como corrida ou Muay Thay, por exemplo, ajuda a emagrecer.
Crianças a partir de cinco anos, idosos e gestantes também. Apesar disso, cada indivíduo é único. Existem casos bem específicos em que não se pode praticar Pilates ou que o paciente precise melhorar em algum aspecto antes de iniciar as aulas.
O método Pilates é indicado para todas as pessoas que se encontram entre 7 e 100 anos de idade, podendo ser flexíveis ou rígidas. O método serve para pessoas sedentárias, sem o hábito de praticar atividades físicas, assim como atletas de alto nível.
O Pilates não tem contraindicações e não é um tipo de exercício que exige condicionamento físico para ser iniciado com segurança. Porém, existem alguns cuidados que valem a pena serem citados, como: Jamais faça exercícios de Pilates sozinho em casa, por mais que eles pareçam simples.
Segundo a legislação, somente dois profissionais estão habilitados a dar aula de Pilates: o Fisioterapeuta e o Educador Físico.
Para o profissional atuar como instrutor de Pilates, não é necessário ter nenhuma graduação específica. O que habilita o indivíduo a atuar com Pilates é o curso de formação em Pilates. Ou seja, para você ser instrutor de Pilates você terá que fazer uma formação específica em Pilates.
Para poder trabalhar em ginásio ou similar, em Portugal, com o Método Pilates, deverá ter Titulo Profissional de Técnico de Exercício. Os fisioterapeutas, podem usar o Método sem problemas, desde que no âmbito dessa profissão.
A média salarial de a instrutor é de 1 265 € por mês em Portugal.
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) define que todo professor deve ser formado em pedagogia ou em uma licenciatura para poder dar aula de zumba, forró ou qualquer outra dança.
Qualquer pessoa amante dessa arte e que queira se profissionalizar pode se tornar um professor de Yoga. Para isso, não é necessário ter cursado nenhuma faculdade específica, como educação física ou medicina, basta buscar um curso de qualificação. Entretanto, deve ser um curso profissional de instituição referência.
Para tanto, é preciso que você conheça em teoria e sobretudo em prática, as técnicas do yoga que servem como facilitadoras desse processo. O primeiro passo para se tornar professor de yoga é começar a praticar. Encontre um curso de yoga ou contrate um professor particular de yoga.
Profissão Professor de Yoga: salário e carreira na área de YOGA