O tamanho desse peixe varia de quatro a seis quilos, mas existem relatos de jundiás fisgados de até nove quilos. O jundiá chama mesmo a atenção pela sua força. Um exemplar com pouco mais de cinco quilos é capaz de levar um pescador a acreditar que tem na ponta da linha uma cachara de dez quilos. Daí a esportividade.
É um peixe omnívoro, com tendência a piscívoro, e bentônico, especulador do substrato. Também alimenta-se de insetos terrestres e aquáticos, crustáceos e restos vegetais, além de peixes como os lambaris e os guarus. O peixe Jundiá desova em locais com água limpa, calma e de fundo pedregoso.
Como diferenciar um jundiá de um bagre? Bom, como são peixes da mesma família, com praticamente 100% de semelhança, um pequeno detalhe os distinguem: bagres tem o dorso mais claro, puxando para o amarelo e o jundiá, tem as costas mais escuras e alguns pontos escuros pelo corpo.
DICAS DE PESCA: Conforme comentado acima, os jundiás gostam de águas calmas. Sendo assim, se estiver pescando na natureza, em rios e represas, procure por remansos e poços mais fundos. E se estiver pescando em pesque e pague, procure pescar junto às margens ou locais com vegetação.
Minhocas: as minhocas são um grande clássico nas pescarias em água doce e são capazes de atrair diversas espécies como o pacu, o lambari e a tilápia. Lambari: por ser um peixe natural de águas doces, o lambari é uma ótima isca para pescar no rio, atraindo outras espécies como o dourado e o tucunaré.
A parte da manhã sempre foi vista como um bom momento para a pesca. O amanhecer é considerado um dos melhores horários, devido à movimentação das marés e, consequentemente, dos peixes. Muitos pescadores acreditam que os animais são mais ativos em uma janela de uma hora antes e uma hora depois do Sol nascer.
Carretilhas e molinetes As carretilhas e molinetes são alguns dos equipamentos para pesca esportiva mais usados durante a prática. O molinete é responsável por enrolar e armazenar a linha, bem como puxá-la e lançá-la. Oferece mais maleabilidade na hora de manejar e, principalmente, recolher o peixe do mar.
As iscas naturais, como a minhoca, podem ser excelentes para a pescaria de lambari. Outra ótima opção é o sagu, pois tem um tamanho e consistência que imita ovas de peixes.
Horários
A máquina funciona da seguinte maneira: os lambaris são colocados na descamadeira, que retira de uma única vez as escamas de até 18 quilos do peixe em apenas seis minutos, o equivalente a três quilos por minuto. Depois, eles são levados no gelo para outra parte do equipamento, que corta a barriga e retira as vísceras.
Em uma vasilha misture a farinha de milho com a de trigo e o queijo ralado, misture bem a vá adicionando água morna aos poucos. Mecha com as mãos ate a massa dar liga e ficar parecida com uma massa de pão. Quando estiver no ponto parecia com a passa de pão é só reservar a massa em uma sacola e ir pescar.
Modo de preparo: Vá amassando até dar o ponto de “massa branca” de pesca. Se precisar, misture mais um pouco de farinha de trigo ou água até dar a liga desejada.
Modo de preparar
Modo de preparo 1º Misture 2 partes de fubá para 01 de farinha de trigo, meia colher de sopa de açúcar e reserve. 2º Ferva aproximadamente ½ copo de água para 4 colheres de sopa de fubá e 2 de farinha de trigo. 3º Coloque a mistura de fubá na água fervendo e misture por aproximadamente 1 a 2 minuto com o fogo ligado.
Modo de Preparo: 1- Em uma bacia, colocamos 1 Copo americano de Farinha de Trigo e 1 Copo americano de Fubá, Depois... 6- Vá mexendo a Massa e adicionando água até que ela fique consistente, se acontecer de ela ficar mole demais, adicione um pouco mais de Farinha de trigo e Fubá em medidas iguais.
Modo de Preparo
As iscas que funcionam em uma pesqueiro variam muito de um lugar para o outro, mas tem algumas coringas que são certeza de peixe na ponta da linha em quase todos: ração, massa, pão, salsicha, minhocuçu, beijinho, entre outras.
Misture o óleo em um recipiente com o aditivo de alho. Uma mistura de óleo de anis com um pote de galho amassado parece dar uma combinação de odor eficiente. Contudo, você pode querer tentar várias combinações diferentes, a fim de ter uma gama de atrativos para escolher.
Pescaria de Caranha com isca natural Geralmente os pescadores usam bicudas, anchovas, xareletes vivos, iscados pelo dorso, usando anzol circular, um chumbo grande para manter a isca fixa no fundo e um chicote de 2 a 3 metros para que a isca possa nadar em volta do chumbo e chamar a atenção da Caranha.
Massa para isca de pescar em geral
Peixes de água doce do Brasil - Tambaqui (Colossoma macropomum) O Tambaqui alimenta-se de insetos, microcrustáceos, sementes, frutos, raízes, algas, plâncton e pequenos peixes. O peixe de água doce chamado Tambaqui é conhecido popularmente como Pacu Vermelho.
2- Iscando a salsicha: Introduza o anzol na ponta da salsicha,deixando o anzol firme na salsicha. Puxe o anzol ate a metade, cortando a salsicha ao meio. Erga um pouco o anzol para cima,e vire ele para traz fisgando na parte de trás da salsicha.
Para pescar pacu é necessário usar uma varas de tamanho 6, linhas de tamanho entre 0,30mm a 0,35mm e anzóis de 2/0 a 3/0. Também deve-se considerar usar um empate para evitar que o peixe corte a linha com seus dentes fortes antes mesmo que o pescador sinta a puxada.
Invista em iscas naturais, como caranguejos, massinhas, minhocuçu em pedaços, fígados de boi, frutas cortadas, embutidos, minhocas comuns, entre outras. O ideal é que as iscas sejam protegidas na hora da atividade. Elas devem cobrir bem o anzol e precisam ser manuseadas corretamente para evitar o desperdício.
pacu/tambaqui/tambacu: salsicha, mortadela, queijo, pão, minhoca, minhocuçu, goiabada, pequenas tilápias e frutinhos.
Dica 1 – Escolha bem o local
As melhores iscas para pescar Entre os tipos de minhoca a melhor para tilápia é a minhoca “brava” ou o bicho da laranja se você encontrar.
O melhor horário para sua captura é durante o entardecer antes da água ficar fria. Este é o ponto preferido da espécie. É nesta hora que a Tilápia sai a caça do seu alimento. Veja na loja os melhores equipamentos para a pesca de Tilápia.
Isca Artificial Crickhopper Rebel Gafanhoto para Tilápia Esta isca inseto Gafanhoto da Rebel Crickhopper é uma isca fantástica para a pesca de Tilápias, Trutas, Black Bass, Matrinxã entre outros predadores, peixes de pequenos riachos e tanques de pesca, açudes e corregos.