A dignidade da pessoa humana e a importância da filosofia Assim preconiza o artigo1º da Declaração Universal da ONU (1948), segundo o qual “todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos. Dotados de razão e consciência, devem agir uns para com os outros em espírito e fraternidade”.
Trabalhar é condição essencial, não somente pela manutenção financeira, mas pela dignificação da vida. Trabalhar se constitui numa parte importante da vida. ... “A importância do trabalho na vida do ser humano vai muito além do fato de que, através dele, satisfazemos nossas necessidades básicas.
Resposta: Para Kant, a dignidade é o valor de que se reveste tudo aquilo que não tem preço, ou seja, não é passível de ser substituído por um equivalente.
Marx, nos livros O Capital, A Ideologia Alemã e Manifesto Comunista, afirma inúmeras vezes que os valores morais dominantes sustentados por uma sociedade vigente são os valores da classe dominante que propiciam o funcionamento e a conservação de determinado modo de produção que a beneficia.
“Age como se a máxima de tua ação devesse tornar-se, através da tua vontade, uma lei universal”. 2. “Age de tal forma que uses a humanidade tanto na tua pessoa como na pessoa de qualquer outro, sempre e ao mesmo tempo, como fim e nunca como meio”.