Significado de Coeficiente substantivo masculino Número que, colocado à esquerda de uma quantidade algébrica, lhe serve de fator. [Por Extensão] Número que indica quantas vezes se deve multiplicar por outro.
A dilatação térmica acontece quando um determinado corpo sofre um aumento na sua temperatura, resultando no aumento do seu volume. Isso acontece porque no momento em que a temperatura é aumentada, as moléculas presentes nesse corpo, se agitam e geram o aumento da distância entre elas.
Dilatação dos líquidos , quando nós fervemos o leite por exemplo. Dilatação de uma barra de ferro ao ser exposta a altas temperaturas. Dilatação dos fios de energia , quando estamos no inverno os fios de fato estão mais "esticados ". Dilatação de uma viga na engenharia civil .
A característica principal da dilatação volumétrica dos sólidos é que ela ocorre em todas as dimensões, ou seja, há variação de comprimento, largura e altura. Veja a ilustração acima, em que, ao ser aquecida, uma barra metálica tem suas dimensões aumentadas. Não pare agora...
Um sólido possui três dimensões: comprimento, largura e altura. Se observarmos ou levarmos em consideração apenas a variação de uma de suas dimensões, quando acontece a dilatação em um sólido, essa dilatação será denominada dilatação linear.
O instrumento usado para comprovar e medir a dilatação linear é chamado pirômetro de quadrante.
Resposta. Dilatação Linear ocorre em uma dimensão (comprimento). Dilatação Superficial ocorre em duas dimensões (comprimento x largura). Dilatação Volumétrica ocorre em três dimensões (comprimento x altura x largura).
Resposta. Podemos entender essa relação se visualizarmos que na dilatação superficial ocorrem duas dilatações lineares: uma para o comprimento e outra para a altura do corpo. É importante ressaltar que a relação mostrada anteriormente é valida somente para corpos formados por substâncias puras e homogêneas.
VARIAÇÃO LINEAR Diz-se que há uma relação linear entre as grandezas. É representada pela função afim ou do primeiro grau (y = a*x + b). Na variação linear o gráfico não passa pela origem , então deve-se trabalhar com taxas de variação.
A função linear é aquela em que temos b = 0, isto é, sua lei de formação é do tipo f(x) = a.x, com a real e diferente de zero. Observe que toda função que não possui valor para o coeficiente b é classificada como função linear e, por consequência, é também uma função afim.