A OSHA exige que sejam usados protetores auditivos que sejam capazes de reduzir o risco de ruídos a pelo menos 85 dBA e, em alguns casos, até 80 dBA ou abaixo.
Os níveis de ruído devem ser calculados através de um decibelímetro, que é um equipamento específico para este fim. Aponta-se o microfone do aparelho em direção a fonte do ruído e tem-se a leitura em tempo real.
As avaliações audiodosimétricas ocupacionais visam mensurar a exposição dos trabalhadores ao ruído contínuo e intermitente, sendo realizadas por meio de instrumentos denominados audiodosímetros. Estes possuem, para configuração aberta ao usuário, alguns parâmetros, como, por exemplo, o fator de duplicação de dose, q.
Uma relação em decibels é igual a dez vezes o logaritmo de base 10 da razão entre duas quantidades de energia. Um decibel é um décimo de um bel, uma unidade raramente usada.
99 db
Basicamente, não existe legislação específica incidindo sobre o uso do escapamento esportivo e sua troca sobre o original dentro do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
A Resolução de 2016 visava à alteração das regras de fiscalização da intensidade sonora dos equipamentos de som utilizados em veículos. A Resolução n° 204, de 2006, estabelecia a permissão de som, nas vias terrestres abertas à circulação, até 80 decibéis, medidos a 7 metros de distância do veículo.
75 decibéis
A proporção de ondas é medida em decibéis, que nada mais é do que a intensidade da energia ou onda sonora propagada pelo ar. Em uma biblioteca, por exemplo, é comum encontrarmos ondas que variam entre 30 e 40 decibéis; uma máquina de lavar roupas chega a 60; um aspirador chega a 70 decibéis.