Oriundo da Ásia, e membro da família do gengibre, o Pacová é uma especiaria que durante muito tempo foi utilizada como antídoto para veneno de cobras e escorpiões. Com grandes folhas verdes e brancas, ele também é muito conhecido na culinária, mas é seu chá o verdadeiro dono da maior parte de suas qualidades.
Como cuidar de pacová
E, assim como o cardamomo, o pacová pode ser usado para aromatizar o café, moendo um pouco das sementes junto com os grãos. Ou para compor mistura de especiarias – triturado com pimenta-do-reino, cravo e canela, por exemplo, para usar em carnes, frangos e vegetais.
Para limpá-las, você pode usar uma escova de dentes velha. Primeiro, segure a folha com a mão por baixo e passe a escova suavemente sobre ela. Comece pela base e mova com cuidado até a ponta da folha. Lembre-se de lavar a escova de vez em quando e deixe secar antes de usá-la novamente para limpar as folhas das plantas.
O pacová, também conhecido como babosa de árvore ou babosa de pau, é uma planta ideal para ser cultivada dentro de casa. Ela deixa o ambiente mais vivo, devido à sua cor, trazendo um verde forte e bem charmoso. Saiba como cuidar da planta e utilizá-la na decoração com nossas dicas e inspirações!
Mudas e propagação do Xanadu A propagação deste filodendro é feita por técnica de separação de touceiras, quando então precisará retirar a muda do vaso. Retire o que puder do substrato do torrão sem danificar as raízes e separe as mudas. O plantio deverá ser feito da mesma forma como o já explicado.
PROPAGAÇÃO Deve-se fazer durante os meses de verão, aplicando o método de estaquia com plantio diretamente no local definitivo. O enraizamento das estacas, em geral, ocorre entre quatro e seis semanas. Uma opção é usar a estaquia de nó, com ou sem folha, embora tenha um desenvolvimento mais lento.
Deve ser cultivada em substrato rico em matéria orgânica, com regas regulares, à meia-sombra ou pleno sol. Tolerante a baixas temperaturas. Multiplica-se pela divisão das mudas laterais e por sementes.
Imbé gosta de umidade, sombra e solo adubado Mantenha esse substrato úmido até que surjam novas raízes e vá conduzindo a planta com um tutor, um muro ou um cilindro de tela plástica recheado de musgo floral.
Verifique se a muda da planta está bem colocada e comece a fazer com a mão, suavemente, o preenchimento do vaso com terra comum, assentando com a palma da mão cada punhado de terra que você colocar.
Quais são os mais conhecidos?
Dicas para o cultivo de plantas só na água A água deverá ser retirada a cada dois ou três dias e será necessária a reposição do líquido na temperatura do ambiente para evitar estresse para a planta. Pode ser colocada na água gotas de água sanitária (hipoclorito de sódio) para evitar infestação de larvas de mosquitos.
Cuidados com o Imbê – Philodendron imbe Cultivada a sombra ou meia sombra, não suporta o sol nas horas mais quentes do dia. Solo fértil, rico em húmus, bem drenado e mantido úmido. No início da primavera adubar com esterco de gado ou composto orgânico e no verão, usar adubo mineral NPK
Dicas e cuidados:
Os cuidados da Monstera adansonii são simples: mantenha ela feliz ao posicioná-la próxima de uma janela com bastante luz indireta. Mantenha o solo levemente úmido, nunca encharcado. Na dúvida, coloque o dedo na terra.
A planta possui propriedades desintoxicante, anti-inflamatória, antirreumática e reparadora.
Hábito: Erva epífita, geralmente em "acuri", raízes longas pendentes. Polinização à noite, por insetos. Utilização: Ornamental. Casca da raiz serve para corda, durável na água; raiz usada em artesanato para peneiras, cestas e chapéu.
Suas propriedades ajudam a tratar diversas afecções, como asma, febre, problemas gástricos, má digestão, nevralgia, problemas nos rins, fígado e coração. Seus benefícios são alcançados devido sua ação diurética, sedativa, antisséptico e estomáquico.
O chá de pariri, uma planta trepadeira de flores roxas também chamada de cipó pau e cipó cruz. Ela possui propriedades medicinais e, por isso, beneficia a pele, ajuda no combate à anemia, protege a imunidade e auxilia no tratamento de diversas doenças.
Como fazer o Chá de Cipó Cruz: Coloque 2 colheres de sopa para um litro de água. Deixe cozinhar por cerca de 10 minutos a partir do momento em que se inicia a ebulição, após esse tempo, retire do fogo e deixe repousando por 10 minutos. Coe e está pronto para o uso.
O uso do Pariri não apresentou efeitos mutagênicos e de genotoxicidade, não havendo danos no DNA. Pessoas que têm a pressão arterial baixa devem ficar atentos a ela, pois o Crajiru pode abaixar mais a pressão.
Alguns chás que possuem indícios de serem tóxicos ao fígado são o chá verde, cáscara sagrada, mãe-boa, unha de Gato, Gumiferas, Kava, Valeriana, Sene, Espinheira Santa, Losna, Poejo e Andorinha.