A acne nada mais é que uma lesão causada pelo aumento da produção de sebo vinda das glândulas sebáceas. Esse excesso de oleosidade deixa os poros obstruídos e aumenta a proliferação de bactérias, resultando nos comedões, que chamamos mais comumente de cravos. Quando ocorre a inflamação, chamamos de espinha.
O liquido que sai das espinhas é o pus, um exsudato purulento, formado por corpos bacterianos, plasma sanguíneo e células de defesa, também pode conter células vermelhas misturadas.
Veja abaixo quais são:
Mitos e verdades sobre a acne
Os alimentos que causam espinhas são principalmente alimento ricos em açúcar e gordura, como chocolate, carnes gordurosas, frituras, embutidos, fast food, comida pronta congelada e excesso de pães, salgados, biscoitos, doces e leite e derivados.
Os sete principais alimentos que causam espinhas
O café pode ajudar a deixar a pessoa acordada, mas também pode intensificar as espinhas. Há uma acidez natural presente no café que pode atuar como um andrógeno (testosterona), ao mesmo tempo em que estimula as glândulas sebáceas da pele e causa inchaço.
Nutrientes que ajudam quem quer se livrar da acne Cobre: cereais integrais, cacau, frutas secas etc. Selênio: frutos do mar, carnes e castanha do Pará. Vitamina A: ovos, vegetais verde escuros ou de coloração alaranjada, como a abóbora, cenoura e batata doce.
A dermatologista Giselle Sanches (SP) conta que apesar de ser popular, o uso da café para o rosto não é indicado, já que o grão pode provocar algumas escoriações leves e até inflamações. “A pele pode ficar vermelha e com dermatite atópica, que são aquelas 'bolinhas' sobre a pele.
Sim, existem evidências que comprovam que leite e queijo podem provocar o surgimento de acne. Diferentes estudos relatam diferentes resultados, mas existem evidências que um consumo maior de leite e seus derivados pode ser um fator desencadeante.
O betacaroteno encontrado em sua composição atua combatendo os processos inflamatórios. Além disso, são ricos em vitaminas A e do complexo B, fósforo, cálcio e potássio que atuam como antioxidantes do corpo. São elas: pera, banana, melão amarelo, abóbora, cenoura, damasco, laranja, pêssego, entre outros.
Determinadas comidas e bebidas afetam a produção das glândulas sebáceas e podem mexer com o funcionamento do intestino, piorando sua pele.
As causas do aparecimento de espinhas em cada faixa etária variam. "As espinhas nas mulheres adultas normalmente têm como causa secundária os hormônios, cosméticos, medicamentos, a escoriação das lesões ou intensa exposição solar, entre outros", considera a dermatologista Raquel Moura, especialista em estética.
Se suas espinhas aparecem frequentemente no queixo ou no maxilar, é provável que elas não estejam ligadas à estresse, e sim ao seu ciclo menstrual. Ainda mais, se ela for dolorida. Já a acne por estresse, normalmente aparece nas áreas mais oleosas do rosto, na zona T, principalmente na testa e no nariz.
Principais causas da acne no adulto Uso de cosméticos oleosos que obstruem os poros da pele; Alimentação baseada em frituras, carnes gordurosas ou excesso de açúcar; Limpeza inadequada da pele ou trabalhar em ambientes sujos; Uso de medicamentos corticoides, anabolizantes e antidepressivos.