Se não for tratada precocemente, pode comprometer vários órgãos como olhos, pele, ossos, coração, cérebro e sistema nervoso. O período de incubação, em média, é de três semanas, mas pode variar de dez a 90 dias. A enfermidade se manifesta em três estágios diferentes: sífilis primária, secundária e terciária.
O condiloma plano corresponde a lesões grandes, elevadas e cinzentas nas regiões de dobras, e que surgem como consequência da infecção pela bactéria Treponema pallidum, que é responsável pela sífilis, uma infecção sexualmente transmissível.
O mesmo acontece com o HPV; o parceiro pode ser portador do virus e não apresentar a doença mas, quando está na fase de agudização, ou seja, quando tem verrugas, a transmissão do vírus é facilitada. A sífilis tem cura, o HPV tem apenas controle.
A redução de dois ou mais títulos do VDRL (ex: de 1:128 para 1:32) ou a negativação do exame em 6 a 9 meses do tratamento, indica cura. Deve verificar também se seu parceiro realizou o tratamento corretamente também.
As novas lesões são caracterizadas como manchas rosadas ou pequenos caroços acastanhados que surgem na pele, na boca, no nariz, nas palmas das mãos e nas plantas dos pés, podendo haver algumas vezes também descamação intensa da pele.
Sífilis primária, secundária e latente precoce: injeção única de 2.
O tratamento para sífilis geralmente é feito com injeções de Penicilina benzatina, também conhecida como Benzetacil, que devem ser indicadas por um médico, normalmente o ginecologista, obstetra ou infectologista.
Um único comprimido de azitromicina poderá ser alternativa às doloridas injeções de penicilina benzatina hoje preconizadas para tratamento e prevenção da sífilis.
O antibiótico com melhores resultados no tratamento da sífilis é a penicilina benzatina (benzetacil), que apresenta uma taxa de cura acima de 95% quando tomada nas doses corretas. Sempre que possível, a penicilina deve ser a primeira opção de tratamento.
Há evidências de que o uso da azitromicina com alimentos pode reduzir a sua absorção. Prefira usar o medicamento uma hora antes ou duas horas após as refeições.