O modal verb é um tipo de verbo auxiliar que ajuda a especificar mais o sentido do verbo principal. Os verbos can e could que estudaremos agora significam, respectivamente, pode e podia ou poderia. Repare que o can (pode) se refere ao presente e could (podia, poderia), ao passado.
O verbo can integra a lista dos modal verbs, servindo como auxiliar para complementar ou alterar o sentido da frase. É muito utilizado nos discursos informais e sua interpretação mais comum é como “poder”. ... Este verbo pode ser usado para expressar habilidade, possibilidade, permissão e probabilidade.
I can do it! Já o Can't ou Cannot é a forma negativa do Can então, você vai utilizar quando quiser expressar incapacidade, ou alguma falta de habilidade. O can't é a forma abreviada de Cannot.
Empregamos o should para perguntar ou dar conselhos e sugestões, além de falar sobre uma coisa provável que deveria ter acontecido. Veja os exemplos: You should go now or you'll be late – Você deveria ir agora ou se atrasará. (conselho)
O verbo “should” pertence aos “modal verbs” (verbo modal) que, na língua Inglesa, tem o papel de auxiliar o verbo principal em uma frase. Esse modal é usado para expressar conselho, exprimir uma expectativa ou uma obrigação mais fraca. Pode ser traduzido como “teria que”, “deveria”, “deve”.
Também podemos usar should have quando falamos sobre algo que deveria ter acontecido, mas não aconteceu por causa de um acontecimento inesperado. I should have been in the office fifteen minutes ago, but I am in this traffic jam. Eu deveria estar no escritório quinze minutos atrás, mas estou nesse engarrafamento.
May indica permissão, possibilidade; pode ser usado para falar sobre ações e acontecimentos possíveis no futuro e no presente, expressar deduções, fazer um pedido, pedir ou dar permissão ou ajuda: I may call them. (Eu posso ligar para eles.)
Para identificar a diferença, pense o seguinte: O termo 'CAN' é usado para dizer se alguma coisa que é possível ou se alguém tem a habilidade física para fazer alguma coisa. Já o termo 'MAY' é usado para fazer um pedido mais formal ou dar/negar permissão.
Yes, I can. / No, I can't. -Could you help me, please? Yes, I could. / No, I coudn't. Se não for modal.
Could é usado para expressar ideia de capacidade/habilidade, possibilidade, permissão e pedido. Ele é um dos modal verbs mais importantes da língua inglesa. O verbo modal could tem a função de auxiliar o verbo principal na frase.
– Yes, I do. Aqui ele funciona como “Sim, eu tenho”, e evitamos de dar uma resposta longa do tipo: “Sim, eu tenho um carro”, o que acarretaria em uma conversa longa e não muito natural.
Nesses exemplos, é fácil perceber que ao responder, é necessário inverter a ordem do verbo (are/am) e do pronome (you/I) e, no caso do verbo 'Tobe' conjugar de acordo com o sujeito. A regra é bem semelhante à do português.
I'm fine, and how about you? – Estou bem, e você? I'm cool. – Estou bem.
Explicação: What's your name? (Qual o seu nome?) I'm from Curitiba. (Eu sou de Curitiba).
Resposta. Resposta: Você acabou de perguntar qual é meu nome completo.