Apesar de ser popular na Itália, o tomate não é originário da Europa, e sim das Américas. De acordo com o pesquisador da Embrapa, "o tomateiro é nativo da região Andina, englobando o Peru, Norte do Chile, Equador (incluindo as Ilhas Galapagos)".
Conheça a estrutura do tomateiro De sua haste principal, mais precisamente dos internódios, emergem hastes florais de onde surgem os tomates. O tutoramento do tomateiro é uma técnica utilizada para conduzir a planta, que desenvolve múltiplas hastes secundárias, com várias inflorescências, de onde os frutos emergem.
No Brasil, um dos tipos mais comuns é o santa cruz (ou santa clara) e sua versão híbrida, o débora. Há também os tomates tipo salada, como o caqui ou o caquizão, o momotaro, o cereja e o longa-vida (cármen). Para molho, os mais usados são o italiano e o holandês (de cacho).
Tomate Italiano É o melhor tomate para fazer molho, pois é menos aguado, carnudinho, menos aguado e com menos sementes do que os outros. É bem doce e seu sabor é forte, porém é bem sensível e costuma estragar rápido.
14 Tomates para o sucesso de sua produção
O produtor pode escolher entre o salada longa vida – o mais popular atualmente; os tomates redondo-achatados, de pele vermelha e frutos firmes; o graúdo tomate-caqui, que tem polpa grossa e um pouco ácida; e os pequenos e adocicados cereja e uva.
É a semente ParonNTY, que apresenta maior resistência a problemas do tomateiro, como o inseto tripes, que transmite o vírus causador da doença Vira-cabeça; a mosca-branca, praga transmissora do geminivirus; e também os nematoides, todos esses fatores que trazem sérios impactos na produtividade e na qualidade final dos ...
Anote as dicas, abaixo:
Em uma sementeira, coloque de duas a cinco sementes em cada buraco, com cerca de 1cm de profundidade. Caso opte por tomates menores ou do tipo anão, faça o plantio diretamente no vaso ou na jardineira escolhida, nessa situação não há necessidade de transplantio.
Um espaço de cerca de 30 cm de diâmetro para cada tomateiro é suficiente para que eles cresçam e deem frutos bons e saudáveis. Então separe esse cantinho para ele na sua casa e escolha um vaso compatível com o tamanho da espécie que você quiser cultivar para não ter problemas com o desenvolvimento da planta.
Em épocas muito frias a planta pode morrer. Se plantar o tomate-cereja em vaso, este precisa ter buracos no fundo para a drenagem, com o objetivo de manter a terra com a umidade equilibrada. Regue com regularidade o pé de tomate-cereja, na frequência de quatro vezes por semana. O solo deve ser mantido sempre úmido.
10 dias
Amarrando o tomateiro. Coloque uma estaca e amarre as plantas jovens. Insira-a a 30 cm de profundidade no solo, perto de cada um dos pés. Use estacas de madeira, bambu ou de plástico ou faça a sua própria estaca com materiais recicláveis.
Amarre o caule principal à estaca assim que a planta chegar a 15 cm de altura. Utilize barbante, uma tira de tecido ou uma tira de meia-calça para dar um laço frouxo em torno do caule principal da planta com uma ponta. Na outra, dê um nó apertado em torno de um ponto mais baixo na estaca.
Tutoramento com fitilho ou arame Essa técnica consiste em uma fita ou arame disposto horizontalmente sobre a fileira de tomates com altura podendo variar entre 1,80m ou 2m. As plantas serão amarradas com o fitilhos verticais que por sua vez serão sustentados pelo arame horizontal.
O sintoma mais comum da contaminação do tomateiro é a murcha da planta de cima para baixo. Que ocorre devido a interrupção dos vasos condutores de água, que são chamados de xilema. ... Depois de um tempo, o tomateiro pode murchar de forma irreversível e morrer.
O uso de inseticidas e acaricidas químicos tem sido a principal tática de combate às pragas do tomateiro.
Por estar muito grande, as folhas superiores podem estar fazendo sombra nas inferiores, que recebem pouca luz solar e amarelam. Ambos os casos são normais. Se o solo estiver com pouco nitrogênio, ocasionalmente as folhas do tomateiro amarelarão. Experimente adubar seu solo com terra rica em matéria orgânica nutritiva.
Jardineiros devem examinar onde as folhas do tomateiro estão amarelando. A falta de luz do sol no fundo da planta pode acarretar esse problema, já que a folhagem precisa de luz para produzir os nutrientes necessários para a clorofila.
Folha de tomate Uma forma de aproveitar suas folhas antes de morrerem é fazer inseticida natural. Para isso, preencha dois copos com folhas de tomate picadas e adicione água. Deixe essa mistura descansando por uma noite, acrescente mais dois copos d'água e pulverize nas plantas durante o sol baixo.