Durante o exercício físico aeróbio (caminhadas, corridas, nado, ciclismo) o fluxo do sangue aumenta cerca de 5 vezes mais que no repouso. Evidentemente, quanto maior for a intensidade/velocidade e duração dos movimentos corporais contínuos , maior será a metabolização dos substratos energéticos.
O metabolismo aeróbico é a quebra de macromoléculas na presença de oxigênio e está associado a exercícios de menor intensidade, bem como ao trabalho diário da célula. O metabolismo energético anaeróbico ocorre em duas formas: o sistema de fosfato de creatina ATP e a glicólise rápida.
Os anaeróbicos são exercícios de maior intensidade e feitos de forma contínua, de curta duração. O exercício aeróbico utiliza oxigênio para produzir energia nos músculos. Exercícios anaeróbicos não utilizam oxigênio. Neste caso, a energia é produzida através da queima de carboidratos.
Em humanos, as vias metabólicas mais importantes são: glicólise - oxidação da glucose a fim de obter ATP. ciclo de Krebs - oxidação do acetil-CoA a fim de obter energia. fosforilação oxidativa - eliminação dos electrões libertados na oxidação da glucose e do acetil-CoA.
Evidenciam-se três sistemas energéticos em nosso organismo:1) O sistema ATP-CP, ou fosfagênio; 2) A glicólise anaeróbia, ou sistema do ácido lático; 3) O sistema de oxigênio. ... Por fim, o sistema de oxigênio é proveniente da respiração aeróbica, mais utilizada no dia a dia.
Nessa reação é formada a ADP (adenosina difosfato), que pode ser transformada novamente em ATP por meio da adição de um fosfato e energia. Um dos principais locais de produção de ATP são as mitocôndrias, organelas presentes nos organismos eucarióticos, responsáveis pela produção de energia.
O ATP consiste em uma molécula de adenosina ligada a três grupos fosfato. ... → Qual a função da molécula de ATP para a célula? A molécula de ATP é fundamental para a célula, pois fornece a energia livre de que essas células necessitam para realizar suas atividades.