Também conhecidas como Organizações Intergovernamentais, são instituições criadas por países (estados soberanos), regidas por meio de tratados, que buscam através da cooperação a melhoria das condições econômicas, políticas e sociais dos associados.
Exemplos de organizações internacionais
ONU: os principais desafios do milênio
A ONU tem o poder de discutir e tomar medidas necessárias para questões enfrentadas pela sociedade, como a questão da paz mundial, as mudanças climáticas, o desenvolvimento sustentável, os direitos humanos, o desarmamento, o terrorismo, a igualdade de gênero, a produção de alimentos, as emergências de saúde etc.
Segundo Maximiano (1992) uma organização é uma combinação de esforços individuais que tem por finalidade realizar propósitos coletivos. Por meio de uma organização torna-se possível perseguir e alcançar objetivos que seriam inatingíveis para uma pessoa.
As ações das organizações multilaterais foram de fundamental importância para o contexto do pós-guerra. Em que organismos e organizações internacionais denominadas de instituições multilaterais correspondem a entidades que foram criadas pelas principais nações em nível mundial.
O exercício da Diplomacia por parte dos Estados, organizações internacionais e os demais sujeitos de direito internacional público e privado merece uma conceituação importante no cenário interno e internacional, visto que se trata de uma ação envolvendo atores internacionais, na qual os tratados e acordos firmados ...
A função da diplomacia, negociar a manutenção de relações com outro Estado ou organismo, fazendo acordos e defendendo o interesse de uma nação nos âmbitos bilaterais, regionais e multilaterais; informar a seus Estados as condições existentes e a evolução dos acontecimentos em outros países ao redor do globo; ...
As relações diplomáticas/diplomacia econômica criam um ambiente sustentável fundamental para um país/estado/município ter forças para enfrentar as mais diversas crises e desafios regionais e mundiais.
As primeiras organizações internacionais tiveram suas origens através das necessidades do que o mundo internacional vivenciava durante o século XIX. Tais organizações eram restritas a uma cooperação no domínio administrativo, ou seja, assumia nessa época uma forma de uniões administrativas.
As organizações internacionais são sujeitos secundários do Direito Internacional Público, isso significa que, segundo Soares (2002), são entidades criadas a partir da vontade de Estados, para defender seus interesses, e só então adquirem personalidade jurídica derivada dos mesmos.
As organizações internacionais da atualidade tiveram o seu surgimento, em sua maioria, na segunda metade do século XX. No entanto, foi com a globalização e o fim da Guerra Fria que elas se consolidaram como importantes atores no cenário internacional, passando por um relativo período de fortalecimento.
Organizações internacionais formadas por diversos governos nacionais com a finalidade de promover determinado objetivo comum aos países membros, a exemplo de ONU, UNESCO, UNICEF, FMI, BIRD, OMS etc.
O MDS também tem atuação relevante junto às organizações e agências internacionais, mantendo interlocução e desenvolvendo atividades e projetos em parcerias com diversos organismos, incluindo o Banco Mundial, a Organização Internacional do Trabalho (OIT), o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), o ...