ilha de Paquetá
O autor intitulou o livro com esse nome pois a personagem principal tem a pele morena, olhos escuros e cabelos pretos.
5-Por que Carolina passa a ser chamada de Moreninha por Augusto? R: Porque todos que já a conheciam gostavam de chamá-la de Moreninha. 6-De que forma a Moreninha conquista o coração de Augusto? R: Quando Augusto viu Carolina cantando a música de Ahy, a balada do rochedo.
Joaquim Manuel de Macedo
Resposta. A obra Moreninha teve grande importância para o romantismo no Brasil visto que o romantismo como grande parte dos movimentos literários, tinha força na Europa. A obra de Joaquim Manuel de Macedo dá os primeiros passos para o Romantismo tipicamente brasileiro.
Personagens
Esse livro faz parte da fase do romantismo no Brasil, e tem grande sucesso ainda nos dias de hoje. É considerado o primeiro romance tipicamente brasileiro, pois retratou hábitos da juventude burguesa carioca, contemporânea à época de sua publicação....
O primeiro encontro entre Augusto e Carolina ocorre quando Augusto tinha treze anos e Carolina apenas sete. Eles se encontraram pela primeira vez em uma praia ao acaso, enquanto Carolina tentava pegar uma concha na água do mar.
Tem a beleza romântica e os traços de uma brasileira genuína. Augusto, em sua primeira impressão compara a moça a um beija-flor. Carolina encarna a jovem índia Ahy, que espera incansavelmente por seu amado Aoitin – uma antiga história da ilha que D. Ana conta a Augusto.
A Moreninha é uma telenovela brasileira produzida pela Rede Globo, baseada no romance homônimo de Joaquim Manuel de Macedo, com 79 capítulos, tendo sido exibida originalmente de 20 de outubro de 1975 a 6 de fevereiro de 1976, substituindo Senhora e sendo substituída por Vejo a Lua no Céu.
123 páginas
1844
A Moreninha é um romance da primeira geração do Romantismo: O Nacionalismo a manifestação principalmente em alguns temas , como a valorização de nossa natureza e a transformação dos indígenas em heróis.
O enredo inicia-se com três amigos e estudantes de Medicina, Augusto, Fabrício e Leopoldo, sendo convidados por outro colega, Filipe, para passar o dia de Sant'Ana na casa de praia de sua avó. (O mês de julho era considerado o mês de Sant'Ana.) Apenas Augusto hesita e se diz disposto a não ir.
O encontro dos dois é marcado pelo desentendimento, onde a Moreninha o questiona o porquê de ter quebrado a promessa antes feita, que Augusto responde que seria impossível reconhecê-la ou encontrá-la.
R: 23-Qual o fato que faz Carolina ficar muito brava com Augusto no final da história? R:Quando ele não foi a um encontro que eles tinham marcado. 24-Augusto, por desleixar nos estudos, é proibido de ver Carolina.
Carolina a um beija-flor é um recurso estilístico próprio do Romantismo, e serve para enfatizar o caráter idealizador sobre a figura feminina.
O encontro dos dois é marcado pelo desentendimento, onde a Moreninha o questiona o porquê de ter quebrado a promessa antes feita, que Augusto responde que seria impossível reconhecê-la ou encontrá-la.
Embora Augusto seja o narrador, pois relata a aposta que fez com Filipe; o romance A Moreninha é narrado na 3ª pessoa (narrador onisciente). ... Esse tipo de narrador permite um aprofundamento psicológicos das personagens, permitindo no leitor uma compreensão melhor das personagens.
4) Que evento levou Felipe a convidar Augsto para ir a Paquetá? Felipe convidou Augusto devido o Dia de Sant'ana que aconteceria em Paquetá.
Como Augusto se julgava não ter capacidade de ficar apaixonado por uma mulher, caso isso ocorresse por um período superior a 15 dias, ele teria que escrever um romance relatando o ocorrido. A aposta é feita, pois Augusto é um rapaz sem constância em seus relacionamentos.
A figura de Augusto resume um certo tipo de estudante alegre, jovial, inteligente e namorador. Tendo vários princípios morais, fez no início da adolescência um juramento dinheiro extra amoroso que compromete seu amor por Carolina.