A Taenia solium junto com uma outra espécie de Cestoda (Echinococcus granulosus), pode provocar uma doença grave chamada cisticercose, que é contraída quando se ingere ovos desses parasitas. Os cisticercos são formados no corpo humano em vários tecidos, podendo afetar os olhos, o cérebro e o coração.
Os seres humanos desenvolvem infecção intestinal com tênias adultas após a ingestão de carne de porco contaminada, ou podem desenvolver cisticercose após a ingestão de ovos de T. solium (tornando os seres humanos hospedeiros intermediários).
A teníase é uma verminose causada por duas espécies de platelmintos, a Taenia solium e a Taenia saginata. ... A diferença está no fato de a Taenia solium ter como hospedeiro intermediário o porco, e a Taenia saginata, o boi.
A Taenia saginata é transmitida pela ingestão de carne de vaca contaminada que não tenha sido devidamente cozinhada, enquanto a Taenia solium e a Taenia asiatica são transmitidas pela ingestão de carne de porco contaminada e mal cozinhada. O diagnóstico é confirmado com um exame a uma amostra de fezes.
Após três dias da ingestão dos ovos da Tênia, eles passam do intestino para a corrente sanguínea e se alojam nos tecidos como músculo, coração, olhos ou cérebro, formando larvas, conhecidos como cisticercos, que podem atingir o sistema nervoso e resultar na cisticercose cerebral ou neurocisticercose.
A teníase é uma infecção causada pelo verme adulto de Taenia sp., popularmente conhecido como solitária, no intestino delgado, podendo dificultar a absorção dos nutrientes dos alimentos e provocar sintomas como enjoos, diarreia, perda de peso ou dor abdominal, por exemplo.
Tratamento contras parasitoses intestinais promove melhora em poucos dias. “Em poucas horas, já começa a haver morte de parasitas, que podem até ser eliminados nas fezes a olho nu, dependendo do grau de infestação. Em alguns dias, já pode ser observada uma melhora dos sintomas”, afirma a infectologista Diana Ventura.