O objetivo da sociologia é estudar, entender e classificar as formações sociais, as comunidades e os agrupamentos humanos, para que outras ciências e técnicas possam apresentar propostas de intervenção social que resultem em melhorias na sociedade.
A sociologia tenta entender a sociedade como um todo, mas busca elementos nas suas áreas afins, como a economia (que estuda os aspectos econômicos gerais de uma sociedade, como produção e relação financeira), a antropologia (que estuda o ser humano por meio sua cultura e de suas origens) e a ciência política.
O pensamento sociológico está ligado a pesquisa científica, ou seja, ao estudo do indivíduo e da sociedade ao seu redor, tendo embasamento teórico enquanto ciência busca contribuir para o indivíduo, tratando das relações sociais, culturas e econômicas de uma sociedade.
A filosofia busca explicar através do conhecimento, as questões relacionadas ao mundo ao nosso redor. O conhecimento sociológico parte da análise do indivíduo e do espaço ao seu redor, contribuindo para as reflexões entre as classes, as culturas etc.
A Sociologia é uma ciência extremamente importante para o mundo que estamos vivenciando, porque além da busca da compreensão das causas e consequências do que ocorre no mundo, a mesma busca rever e até mesmo antecipar eventos para as gerações seguintes, ajudando-nos a entender e procurar soluções que solucionem os ...
Em nosso cotidiano, o conhecimento sociológico nos ajuda a analisar e compreender os fenômenos que ocorrem na sociedade. No campo da Sociologia, o objeto de estudo são os fatos sociais (acontecimentos na sociedade). ... Nesta perspectiva, a Sociologia nos ajuda a compreender os fenômenos sociais passados e atuais.
A educação entendida como uma prática social que busca formar indivíduos para a vida em sociedade deve proporcionar uma visão que os permita uma compreensão da sociedade em todas as suas dimensões. ...
tanto a antropologia quanto a sociologia lidam com o estudo do homem, seu comportamento, cultura, e as interações com a sociedade. ... Sendo a sociologia focando mais na sociedade ela necessita da antropologia pois na sociedade tem culturas que fez parte do estudo antropologico.
A partir da compreensão da variedade de procedimentos culturais dentro dos contextos em que são produzidos, a antropologia, como o estudo das culturas, contribui para erradicar preconceitos derivados do etnocentrismo, fomentar o relativismo cultural e o respeito à diversidade.
Juntamente com a Sociologia e Ciência Política, a Antropologia é uma das áreas do conhecimento que faz parte das chamadas Ciências Sociais. ... A Antropologia enquanto ciência pode ser dividida em duas grandes áreas ligadas a seus objetos de estudo: Antropologia Física ou Biológica e Antropologia Social ou Cultural.
Resposta: 1) Lewis Henry Morgan, Edward Burnett Tylor e James George Frazer. 2) É o estudo interdisciplinar de evolução da fisiologia humana e do comportamento humano e a relação entre hominídeos e primatas não hominídeos. A antropologia evolucionista é baseada nas ciências naturais e nas ciências sociais.
A antropologia estuda o homem e a humanidade de modo integral, ou seja, analisando-a sob diversas óticas distintas. ... Na antropologia evolucionista a discussão é pautada sob o ponto de vista da evolução das estruturas biologicas e fisiológicas do homem, então a antropologia do século XIX privilegiou o Darwinismo Social.
A partir da etnologia que nota-se pelo estudo dos fatos e documentos analisados pela etnografia, ou seja, ela utiliza a antropologia cultural e social para uma comparação entre as diferentes culturas e seus grupos, afim de sobrepor uma cultura a outra.
Ainda sobre a Escola Evolucionista é possível destacar que a antropologia buscava explicar a diferença nas evoluções das sociedades, e acreditava que se um individuo possuísse nível de sabedoria elevado, este seria capaz de viver em qualquer outra sociedade, pois se tratava de um individuo extremamente evoluído.
Nessas teorias de perspectivas diacrônicas, a cultura seria “em seu amplo sentido etnográfico, este todo complexo que inclui conhecimentos, crenças, arte, moral, leis, costumes ou quaisquer outras capacidades ou hábitos adquiridos pelo homem como membro de uma sociedade”.
A antropologia evolucionista tem como base o darwinismo social, ou seja, a ideia de que determinadas culturas desenvolvem-se mais do que outras, sendo, portanto, suas superiores.
Antropologia cultural: é uma vertente mais ampla e busca compreender como se formaram as culturas dos diferentes grupos humanos, tomando cultura como um conjunto de hábitos, costumes, valores, religião, arte, culinária etc.
Lévi-Strauss conclui que todas as culturas usam seus próprios parâmetros ao olhar para outras, mas o Ocidente explica essas diferenças como produto de uma diferença de estágio da evolução da sociedade.