Observa Franz Von Liszt que a pedra angular da escola clássica é o livre arbítrio, sobre o qual se apoiava a reprovação do crime pelo Estado. Assim, a pena deveria ser proporcional ao crime praticado, tendo como fundamento a retribuição, com a finalidade de restabelecer o equilíbrio da ordem jurídica7.
Foi uma escola importantíssima para a evolução do Direito Penal na medida em que defendeu o individuo contra o arbítrio do Estado. A Escola Clássica dividiu-se em dois grandes períodos: ... Defendia que o crime era uma infração da lei do Estado (promulgada para proteger os cidadãos).
Sua preocupação fundamental era a de elevar o nível de vida de todo o povo. Em sua obra Wealth of Nations (Riqueza das Nações), Adam Smith estabelece princípios para análise do valor, dos lucros, dos juros, da divisão do trabalho e das rendas da terra.
A teoria clássica passou a ser insuficiente para explicar a recessão da década de 1930 justamente porque as “forças de mercado” não possuíam forças para conseguirem se ajustarem de forma automática, como pregava os clássicos. A teoria clássica da administração foi criada a partir dos estudos de Fayol.
A Grande Depressão, também conhecida como Crise de 1929, foi uma grande depressão econômica que teve início em 1929, no EUA e só teve fim na segunda guerra mundial. A Crise de 1929 causou a chamada Grande Depressão, afetando todos os países capitalistas, pois suas economias são interligadas.
A Crise de 1929, ou Grande Depressão, foi o colapso do capitalismo e também do liberalismo econômico. Ficou conhecida como uma crise de superprodução. A Crise de 1929, também conhecida como Grande Depressão, foi uma forte recessão econômica que atingiu o capitalismo internacional no final da década de 1920.
O New Deal foi um pacote de medidas econômicas e sociais adotadas nos EUA para retirar o país da Crise de 1929. ... Nos EUA, essas medidas foram implantadas no governo do presidente democrata Franklin Delano Roosevelt (1933-1945) e receberam o nome de New Deal (Novo Acordo).
A Grande Depressão, também conhecida como Crise de 1929, foi uma grande crise financeira que teve início em 1929, e que persistiu ao longo da década de 1930, terminando apenas com a Segunda Guerra Mundial.
O que ocasionou a crise? A Crise de 1929 foi uma consequência da grande expansão de crédito por meio de oferta monetária (emissão de dinheiro e títulos) levada a cabo pelo Federal Reserve System (espécie de Banco Central dos EUA) desde os primeiros anos da década de 1920.