Naturalismo foi um estilo de época de finais do século XIX. Seu surgimento está associado à publicação, em 1859, do livro A origem das espécies, de Charles Darwin (1809-1882), que revolucionou o pensamento científico na segunda metade desse século.
até 1890
O realismo é um dos movimentos artísticos mais estudados no universo artístico. ... É definido como um movimento artístico e literário. Seu surgimento é datado em meados do século XIX, na França. O realismo se manifestou na arquitetura, escultura, teatro, pintura e, principalmente, na literatura.
Podemos verificar que o Realismo revela: I – senso do contemporâneo. Encara o presente do mesmo modo que romantismo se volta para o passado ou para o futuro. II – o retrato da vida pelo método da documentação, em que a seleção e a síntese operam buscando um sentido para o encadeamento dos fatos.
Literatura. O realismo, movimento estético predominante no mundo ocidental no último quartel do século XIX, surgiu como uma onda de oposição à subjetividade e ao individualismo da tendência artística anterior, o romantismo.
Verificado por especialistas. O Naturalismo caracterizou-se como um movimento literário iniciado na Europa, que retratava o homem como um produto da natureza. ... Os naturalistas consideravam o indivíduo como resultado de sua herança biológica e seu comportamento é determinado pelo meio em que vive e onde atua.
Resposta. Os escritores realistas desejavam retratar o homem e a sociedade em sua totalidade, a face nunca antes revelada, a do cotidiano massacrante, do amor adúltero, da falsidade e do egoísmo humano, da impotência do homem comum diante dos poderosos.
Resposta. Sim. Pois na imagem 1 está representada mais como uma forma de desenho,sem realismo algum . Já a imagem 2 é muito mais realista ,com perspectiva,profundidade,movimento,sfumato...
O Realismo foi um movimento que surgiu na Europa, na segunda metade do século XIX. A escola literária se destacou pela forte presença da objetividade em suas obras, rompendo com o subjetivismo e a perfeição estética pregada pelo Romantismo.
Os principais autores do realismo brasileiro são Machado de Assis, Raul Pompeia, Xavier Marques, João Lúcio Brandão, Júlia Lopes de Almeida, Aluísio de Azevedo e Artur de Azevedo. Juntos, esses nomes foram responsáveis por expandir o movimento por todo o país.
Resposta. Em 1881 Machado, abandona, definitivamente, o romantismo da primeira fase de sua obra e publica Memórias Póstumas de Brás Cubas, que marca o início do realismo no Brasil.
Na primeira fase, o escritor ainda apresenta características do período romântico; na segunda, considera-se dentro do novo movimento literário realista. ... Com relação à prosa, Machado de Assis não apenas inaugura o Realismo no Brasil, mas também sua segunda fase literária com Memórias Póstumas de Brás Cubas.
São geralmente burgueses – classe dominante; Procura desmascarar o “jogo” das relações sociais; Enfatiza o contraste entre aparência x essência; Mostra-nos de maneira impiedosa e ajuda a vaidade, a futilidade, a hipocrisia, a inveja, o prazer carnal.
A segunda Fase é a realista, como principais característica: Objetividade, Realidade circundante,Inteligência,razão,Verdade universal,Fatos observáveis,Mulher mostrada com seus defeitos e qualidades,Linguagem culta e direta e Narrativa de ação e de aventura.