O ácido clorídrico está presente no nosso sistema digestório, o suco gástrico produzido por nosso estômago é uma solução de água, enzimas, ácido clorídrico, sais inorgânicos e uma pequena porcentagem de ácido lático.
No estômago, o alimento é misturado com a secreção estomacal, o suco gástrico (solução rica em ácido clorídrico e em enzimas (pepsina e renina). A pepsina decompõe as proteínas em peptídeos pequenos.
5 remédios caseiros para tratar o refluxo
Frutas não ácidas:maçã, pera, banana, goiaba. Elas têm fácil digestão e, quando bem mastigadas,dão menos "trabalho" ao estômago.
Quem tem refluxo pode comer fruta em abundância. Por serem ricas em fibras, elas ajudam na digestão e podem amenizar os sintomas de azia e ânsia....Frutas
Comer maçã ou pêra Tanto a maçã quanto a pêra são frutas que ajudam a regular a acidez do estômago, o que promove a melhora do desconforto e sensação de mal estar causada pela azia. Assim, é recomendado comer essas frutas com casca assim que surgirem os primeiros sinais e sintomas de azia.
Antiácidos. Antiácidos, que neutralizam o ácido do estômago (ácido gástrico), podem oferecer alívio da azia durante a gravidez2,3. Contudo, eles somente devem ser tomados sob orientação médica. Antiácidos baseados em cálcio ou magnésio podem ser tomados por gestantes sob a orientação de um médico ou farmacêutico2.
A azia na gravidez costuma aparecer no segundo e terceiro trimestre na gravidez devido ao aumento da produção do hormônio progesterona, que permite o relaxamento da musculatura do útero para permitir que ele cresça e comporte o bebê.
Hidróxido de Alumínio deve ser usado durante a gravidez somente se os benefícios potenciais para a mãe excederem os riscos potenciais, incluindo aqueles para o feto. Categoria de risco na gravidez: C. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica.