Prefixo
The prefixes in English, mostly, have Latin or Greek origin. / O que é um prefixo? Trata-se de um tipo de afixo, isto é, um elemento que pode ser anexado à palavra, mais especificamente à base dela, para modificar o seu significado. O prefixo sempre é colocado no início da palavra (possible – impossible).
Sempre que o prefixo pré- for tônico e autônomo da segunda palavra, deverá ser escrito com hífen. Isso é facilmente identificável porque, nesses casos, o prefixo é escrito com acento agudo.
O prefixo pré- tem origem latina e exprime a ideia de anterioridade, antecipação. Quando for tônico (neste caso, com acento agudo) e autônomo, sempre deve ser seguido por hífen. Portanto, o correto é pré-história, com hífen. Acompanhe os exemplos.
Em outras palavras, o pré-conceito é uma associação de suposições sem conhecer os fatos, a realidade, a situação como um todo. O pré-conceito, como visão parcelada das questões, míope, distópica, avalia o todo pelas partes, a essência pela aparência, o interior pelo exterior, o mais pelo menos, o certo pelo errado.
Fico confuso ainda na aplicação correcta. Discriminar (do latim "discriminare") significa distinguir, separar, diferenciar, segregar. Segregação racial = discriminação racial. Descriminar (des + criminar – verbo sinónimo de incriminar) significa tirar a culpa a outrem, declarar inocente, absolver.
Tipos de discriminação
Já a discriminação social é algo mais concreto, uma atitude de segregação ou tratamento diferenciado, inferiorizando um indivíduo ou grupo de indivíduos. Assim, toda discriminação surge a partir de um preconceito e algumas são consideradas crimes, podendo ser punidas judicialmente.