Mentha piperita, para o que é indicado e para o que serve? Mentha piperita está indicado como carminativo (alívio das cólicas e flatulências) e expectorante.
O óleo de menta pode ser pingado dentro de chás desde que a temperatura deste seja morna ou fria. Tomado na proporção de duas gotas para um copo de água, funciona como expectorante. Não o utilizar em caso de asmas e bronquites já que estas pacientes devem se afastar de cheiros fortes.
O Óleo Essencial de Menta Jaci Natural é 100% puro e natural. A menta é conhecida por seu aroma fresco, revigorante, que clareia a mente e facilita a organização dos pensamentos. Possui propriedades expectorantes e descongestionantes. Por isso, é muito usada em casos de resfriado, tosse, gripe e dores musculares.
O chá de menta é conhecido por melhorar as náuseas e a indigestão, porque ele aumenta o fluxo da bile, dessa forma aumentando a velocidade com que o organismo digere os alimentos. Além disso, ele também ajuda a aliviar os sintomas da síndrome do intestino irritável.
>Menta e hortelã são nomes populares usados para designar espécies que pertencem a um mesmo gênero, chamado Mentha. ... Enquanto no sul do Brasil a maioria das espécies é chamada de menta, no interior de São Paulo e no Nordeste é mais comum usar hortelã para designar qualquer uma delas.
A hortelã tem um sabor mais forte, usado em balas, pastas de dente e remédios fitoterápicos. As duas crescem facilmente em qualquer espaço, por isso fica fácil plantá-las no jardim de casa ou até mesmo em um vaso na cozinha, junto com outros temperos. Assim você pode tirar algumas folhas frescas na hora de usar.
As suas folhas são pontiagudas, compridas e estreitas, além de estarem dispostas em forma de uma espiga larga. Outra característica que ajuda a distingui-la da menta é a presença de uma pequena haste que liga a planta ao caule principal. Já a menta tem um sabor mais suave que o da hortelã.
Modo de Preparo
Você vai precisar de: 7 quilos de jabuticaba, água, caldeirão, peneira, liquidificador e coador. - Pegue um caldeirão de tamanho grande, encha com água e leve ao fogo. Quando a água estiver fervente, coloque as frutas inteiras e deixe por aproximadamente 5 minutos em fogo baixo. Desligue.
Pra fazer o óleo de alecrim, deve-se colocar dois ramos secos de alecrim em um pote de vidro e adicionar um óleo de base, como óleo de coco, de amêndoas ou azeite, por exemplo, tampar e agitar levemente. Depois deve-se armazenar o óleo em um local quente e escuro por mais ou menos duas semanas.
Modo de Preparo: Parta o ramo de alecrim em pedaços menores, e coloque numa garrafa de vidro com álcool, de maneira que a planta fique totalmente coberta; Deixe, fechado, num lugar sem luz por 15 dias, no máximo até 40.
Não há pesquisas científicas que comprovem que o alecrim contribua, de fato, na aceleração do crescimento capilar. Mas o ingrediente é rico em vitaminas C, E e biflavonoides, substâncias que têm efeitos anti-inflamatório, antioxidante e anti séptico.