Qual forma é a correta: “denovo” ou “de novo”? Em primeiro lugar, vamos direto ao ponto: somente a forma “de novo” é correta. Desse modo, a utilização da palavra “denovo” é incorreta e, assim, não deve ser empregada.
De novo (separado) é a forma certa de se escrever. Denovo (junto) não existe na Língua Portuguesa. De novo é uma locução adverbial com a ideia de repetição, por exemplo: “não acredito que meu telefone estragou de novo”.
De novo é sinônimo de “novamente”, representando a ideia de algo que não é uma novidade, mas sim alguma coisa que voltou a acontecer, ou seja, a reprise de determinada situação ou acontecimento. Em inglês, a tradução mais aproximada do sentido que “de novo” tem na língua portuguesa é again.
Qual é a forma correta? De acordo com o dicionário Michaelis, a expressão correta para indicar uma situação que aconteceu de súbito é "de repente", que é uma locução adverbial.
A palavra demais, escrita tudo junto, é considerada um advérbio de intensidade. Assim, tem a capacidade de intensificar um verbo, um adjetivo ou um advérbio. Nesse caso, demais significa algo em demasia e exprime excesso. Mas demais também assume a função de pronome indefinido e significa os outros, os restantes.
Amor demais ou amor de mais: a maneira correta de escrever é amor demais.