Período pré-operatório é aquele que decorre desde o diagnóstico cirúrgico da doença em questão até a data da realização do procedimento indicado.
O objetivo do ato cirúrgico é melhorar a saúde dos pacientes. O perioperatório é o lapso de tempo que envolve o ato cirúrgico. Está subdividido em três etapas: pré-operatório, operatório e pós-operatório.
Esta fase compreende as 24 horas que antecedem a operação. De um modo geral, o paciente é admitido no hospital dentro desse período, com o objetivo de ser devidamente preparado para o ato cirúrgico.
7 Intra Operatório Começa quando o paciente é transferido para a mesa da sala de cirurgia e termina na Sala de recuperação pós- anestésica. 8. 8 Pós Operatório Começa com a admissão do paciente na SRPA e termina com uma avaliação de acompanhamento clínico ou em casa.
Fase Intra-operatória ou Transoperatória: é o momento em que o paciente é recebido na sala cirúrgica até ser admitido para a sala de recuperação pós-anestésica.
Corresponde às 24 horas anteriores à cirurgia e tem por objetivo preparar o cliente para o ato cirúrgico mediante os seguintes procedimentos: jejum, limpeza intestinal, esvaziamento vesical, preparo da pele e aplicação de medicação pré-anestésica.
Para auxiliar o paciente a enfermagem deve ser calma, otimista, compreensiva, e saber como desenvolver confiança. Inteirados da aflição do paciente a enfermeira chefe deve ser notificada, para que tome a melhor medida.
No dia da cirurgia é feita a higiene no sítio operatório. O esvaziamento vesical deve ocorrer uma hora antes e tricotomia duas horas antes; fala-se que não é recomendado o uso de gilete, , e sim, do tricomotizador e o mais próximo possível do horário da cirurgia e.
Cuidados pré-operatórios específicos Quando há indicação de anestesia geral, o paciente deve ser orientado a jejuar por pelo menos 8 horas antes da cirurgia. A maioria das instruções indica que nada deve ser tomado por via oral após a meia-noite, na noite anterior ao procedimento.
Não se preocupe, uma gripe leve não trará nenhuma contra indicação a realização deste tipo de procedimento. Desejo muito sucesso em sua cirurgia e uma excelente recuperação. Se for uma gripe leve não terá problema , caso esteja com olho muito vermelho devido à gripe , seria bom adiar.
Se no dia ou na véspera da data da cirurgia você tiver qualquer problema de saúde (gripe, resfriado, febre, tosse, dores, etc) avise seu médico para que vocês possam remarcar a data da cirurgia. Lembre-se de que você deve estar em ótimas condições de saúde antes de enfrentar uma cirurgia.
② Verificação da condição física Quando recebe-se a anestesia geral em situações de gripe, durante a cirurgia ou após a mesma, esta situação poderá se agravar, causando pneumonias ou apoxemias (queda do nível de oxigênio no sangue) e ficando assim em situação de perigo de vida.
No geral, tosse e dor de garganta, ou qualquer problema respiratório podem sim levar ao atraso ou cancelamento de um procedimento. As cirurgias que necessitam de anestesia geral apresentam maior risco de desencadear dificuldades respiratórias no pós operatório.
Veja quais problemas de saúde que podem impedir uma cirurgia plástica
em algumas cirurgias se utiliza um equipamento que se chama bisturi elétrico, ele joga eletricidade pro seu corpo e ela sai por uma placa de metal especifica colocada pelos cirurgiões, quando se está usando alguma joia, como brincos, pode acontecer da energia sair por eles e causar queimaduras.
A tosse é a principal resposta autônoma e fisiológica para a eliminação de secreções no interior da árvore brônquica, muitos dos pacientes em condições de pós-operatório de cirurgias torácicas e abdominais apresentam medo de tossir.
Nos primeiros dias poderá abraçar um travesseiro contra a barriga para tossir, porém mesmo que doa um pouquinho deverá realizar os exercícios propostos pelo seu fisioterapeuta e o quanto antes deverá tentar sair da cama e caminhar.
Para Stockler, se não houver complicações na cirurgia ou na anestesia, a mulher pode reclinar na cama e não precisa ficar na posição horizontal. O médico explica que a única atitude perigosa é agachar. "Você pode tossir, espirrar, ir ao banheiro. Isso não romperá os pontos.
Outros remédios caseiros e pequenas dicas que ajudam a acalmar a tosse seca e a irritação na garganta são:
1. Tosse seca. Para tratar a tosse seca, um ótimo remédio caseiro é o chá de gengibre com limão, que possui propriedades anti-inflamatórias, ajudando a reduzir a irritação na garganta e nos pulmões, além de descongestionar as vias aéreas e aliviar a tosse seca.
Um bom tratamento caseiro para tosse seca, que é uma das características da tosse alérgica, é tomar um xarope de mel com própolis diariamente, pois ele irá manter a região da garganta devidamente limpa e hidratada, diminuindo assim a incidência da tosse. 1 colher de mel; 3 gotas de extrato de própolis.