Também conhecido simplesmente como Terror, o Período do Terror da Revolução Francesa é a fase mais radical do governo jacobino na França, ocorrida entre setembro de 1793 e julho de 1794.
O período do Terror (1792-1794), durante a Revolução Francesa, foi marcado pela perseguição religiosa e política, guerras civis, e execuções na guilhotina.
No contexto da Revolução Francesa, o "Regime de Terror" foi um período compreendido entre a queda dos girondinos e a prisão de Robespierre, ex líder dos Jacobinos. Entre os anos de 1793 de 1794, aproximadamente 17 mil pessoas foram executadas por esse regime, não contadas as mortes devido à prisão.
Também conhecida como Revolução Popular, Fase Radical ou simplesmente Terror, foi a fase da Revolução Francesa mais violenta e radical. Liderada pelos jacobinos (pequenos comerciantes e profissionais liberais) e com grande participação das camadas mais pobres da população, durou de 1792 a 1794.
PERÍODO DO TERROR É como fica conhecido o período (1793-1794) no qual os jacobinos se organizam para defender a Revolução. ... Esses órgãos descambam depois para a conspiração e execução na guilhotina de membros do próprio partido jacobino, confundindo inimigos e aliados.
Laurent de Saes: Maximilien de Robespierre (1758-1794) é certamente um dos personagens mais emblemáticos da Revolução Francesa. ... Serviço de Comunicação Social: Sendo líder dos jacobinos, partido radical da Revolução, Robespierre implantou um regime de terror e opressão.
Maximilien Robespierre
No dia 28 de julho de 1794, o revolucionário francês Maximilien de Robespierre foi guilhotinado, após boatos de endurecimento da Lei do Terror. Sua morte marcou o começo da última fase da Revolução Francesa.
Não apenas como inimigo comum, mas como assassino rebelde e bandido." Proclamada a república, em 1792, Robespierre mostrou sua nova face. Não hesitou muito para selar o destino do rei, aprisionado por revolucionários. Luís 16 foi julgado, condenado e, a 21 de janeiro de 1793, decapitado na guilhotina.
28 de julho de 1794
Jacobinos