Resposta: A burguesia foi importante pois através dela houve a expansão comercial o que deu início as grandes navegações com intuito de conseguir mais riquezas.
Tradicionalmente apontam-se como fatores que influenciaram no pioneirismo português nas grandes navegações a posição geográfica privilegiada, a unificação "precoce" do Estado Português e a tradição de navegação.
Resposta. O pioneirismo de Portugal nas Grandes Navegações justifica-se pelo contato direto com o Oceano Atlântico, pelas técnicas de navegação desenvolvidas, apoio da Corte Real e incentivo a conquista de novas terras e mercados.
São exemplos de fatores que influenciaram o pioneirismo português na expansão ultramarina a posição geográfica favorável, o domínio técnico da navegação e a organização político-econômica portuguesa.
Os interesses portugueses na expansão ultramarina relacionava-se em alcançar o Oriente em busca de especiarias para alcançar maiores lucros no comércio. Havia também o interesse de alcançar o continente africano, realizando o chamado périplo africano.
Seus objetivos eram retomar o comércio direto de especiarias, encontrar novas fontes de metais preciosos e converter populações nativas ao cristianismo.
Expansão marítima portuguesa - O pioneirismo português no século 15. A descoberta do Brasil por Pedro Álvares Cabral, em 22 de abril de 1500, foi o resultado de uma persistente e bem sucedida política de expansão marítima colocada em prática ao longo de muitos anos pela monarquia portuguesa.
Significado de Pioneirismo substantivo masculino Particularidade ou caráter do que ou de quem é pioneiro. Etimologia (origem da palavra pioneirismo). Pioneir/o/ + ismo.
Os motivos principais que levaram Portugal a ser pioneiro nas Grandes Navegações dos séculos XV e XVI foram:
Portugal foi o pioneiro nas navegações dos séculos XV e XVI devido a uma série de condições encontradas neste país ibérico. ... Neste país também houve a preocupação com os estudos náuticos, pois os portugueses chegaram a criar até mesmo uma centro de estudos : A Escola de Sagres.
Chamam-se Grandes Navegações as expedições marítimas realizadas por europeus entre os séculos XV e XVI. Os pioneiros na expansão marítima europeia foram os portugueses e os espanhóis, seguidos pelos ingleses, franceses e holandeses.
Dentre 3 fatores que contribuíram para expansão marítima europeia entre os séculos XV e XVI, pode-se citar:
O marco inicial das navegações espanholas foi à descoberta da América, fato que ocorreu no ano de 1492 e, com isso, a coroa espanhola comprovou a existência de um novo continente, que começou a ser explorado.
Resposta. Resposta: Com as navegações maritimas,exploração de um novo continente,(o fato de Portugal ser um estado centralizado também é importante). O grande ''bau de ouro'' de Portugal foi o Brasil ,já que ele retirou matéria prima que precisava e vendeu para outros países assim enriquecendo.