Marshall, consistiu na aplicação de medidas de política econômica para reconstrução da Europa após a Segunda Guerra Mundial (1939-1945) – o que passou a ser feito a partir de 1947. O nome oficial do plano era European Recovery Program (Programa de Recuperação Europeia).
O Plano Marshall foi um plano econômico elaborado pelos Estados Unidos e países aliados com o objetivo de auxiliar economicamente a Europa Ocidental durante os anos seguintes à Segunda Guerra Mundial. O plano disponibilizou um empréstimo financeiro para ajudar na recuperação dos países devastados durante a guerra.
COMECON (Conselho de Assistência Econômica Mutua) Em resposta as políticas implantadas pela doutrina Truman, em 1949, foi criado o COMECON com o objetivo de integrar economicamente os países do bloco socialista e evitar os interesses daqueles países em relação ao Plano Marshall e o capitalismo.
Doutrina Truman é o nome dado a uma política externa implantada durante o governo Truman e direcionada ao bloco de países capitalistas no período pré-Guerra Fria. Tal doutrina tinha como objetivo impedir a expansão do socialismo, especialmente em nações capitalistas consideradas frágeis.
Macarthismo foi um movimento iniciado nos Estados Unidos em 1951 pelo senador Joseph McCarthy, esse movimento tinha como finalidade perseguir as pessoas que eram a favor do comunismo, e também as pessoas que realizavam atividades antinorte-americanas.
Motivado pela paranoia da Guerra Fria, entre EUA e URSS, o macarthismo foi personificado pelo senador republicano Joseph McCarthy – daí seu nome. ... Mas os excessos de McCarthy custaram caro. Com o tempo, ele passou a ser acusado de usar sua posição no Senado para perseguir desafetos políticos.
Foi caracterizado pela intensa de repressão e perseguição política, baseada em métodos de censura e difamação pela prática de acusações de traição ou subversão, publicadas sem evidências, mas com grande impacto negativo na vida dos denunciados.
No contexto da Guerra Fria, o macartismo representou uma verdadeira “caça às bruxas” nos EUA, buscando investigar ações políticas de milhares de cidadãos do país supostamente ligados ao comunismo. Um dos objetivos do senador Joseph McCarthy era criminalizar o comunismo e seus adeptos, cerceando as liberdades políticas.
Tem mais depois da publicidade ;) Na década de 1950, houve nos Estados Unidos da América uma política intensa anticomunista. O senador norte-americano Joseph McCarthy instituiu uma campanha de perseguição aos comunistas em território estadunidense que ficou conhecida como macartismo.
O Macarthismo foi um período da história recente dos Estados Unidos (entre 1950 e 1957) onde houve forte perseguição aos comunistas, tanto dentro dos Estados Unidos, que eram presos e acusados de traição ou espionagem, quanto fora dos Estados Unidos, de modo que a CIA patrocinou golpes políticos e treinou forças ...
Macarthismo ou “Caça às bruxas” foi um movimento durante a guerra fria iniciado pelo senador Joseph McCarthy, que explicou o porque os Estados Unidos estavam atrás da URSS, pelo fato que eles deveriam combater o comunismo dentro do país primeiramente, então tinha como objetivo perseguir quem era contra as idéias norte- ...
O Macarthismo tirou muitas pessoas dos Estados Unidos, matou milhares, e recebeu o nome de caça às bruxas. Já o stalinismo, matou milhões de pessoas, a mando de Josef Stálin.
No século XX, o termo caça às bruxas ganhou outro sentido, mais amplo. Na década de 1950, o termo foi usado durante a guerra fria quando o Senador de Wisconsin, Joseph Raymond McCarthy acusou, julgou e executou, sem provas, diversas pessoas por suposta ligação com o comunismo.
Olá! Porque o senador McCarthy defendia uma política de redução das liberdades individuais e perseguição da oposição. Seus ataques frequentes aos supostos grupos comunistas e anarquistas, motivaram ações de violência contra diversos indivíduos.
Macarthismo foi um movimento iniciado nos Estados Unidos em 1951 pelo senador Joseph McCarthy, esse movimento tinha como finalidade perseguir as pessoas que eram a favor do comunismo, e também as pessoas que realizavam atividades antinorte-americanas.
Passada a Segunda Guerra Mundial, o jogo político internacional ficara polarizado entre as nações comunistas e capitalistas. ... O sucesso dessa política acabou atingindo tais proporções que o próprio anticomunismo passou a também ser chamado de “macartismo”, em homenagem a uma de suas mais evidentes representantes.
No mundo da política, polarização pode referir-se à divergência ou ao aumento da divergência entre atitudes políticas de extremos ideológicos. Essa divergência pode ocorrer na população em geral ou dentro de certos grupos e instituições.
A Guerra Fria aconteceu entre 1947 e 1991 e marcou a polarização do mundo em dois blocos: um liderado pelos americanos e outro pelos soviéticos. Essa polarização gerou um conflito político-ideológico entre as duas nações e seus respectivos blocos, cada qual defendendo os seus interesses e a sua ideologia.
Os Estados Unidos defendiam o capitalismo, a democracia, princípios como a defesa da propriedade privada e a livre iniciativa; enquanto a URSS defendia o socialismo e princípios como o fim da propriedade privada, a igualdade econômica e um Estado forte capaz de garantir as necessidades básicas de todos os cidadãos.
Guerra Fria é a designação de um período histórico de disputas entre os Estados Unidos e a União Soviética, compreendendo o período entre o final da Segunda Guerra Mundial, em 1945, e a extinção da União Soviética em 1991.
As principais características da Guerra Fria são a bipolarização mundial entre os Estados Unidos e a União Soviética e o conflito militar, ideológico e político travado entre essas duas potências. Os pontos principais incluem: ... antagonismo militar e político entre os blocos; capitalismo vs socialismo.