Reino dos seres vivos que possuem organização celular simples. O Reino Protista é o grupo formado pelos seres vivos eucariontes, autótrofos, heterótrofos e unicelulares. Integram esse reino as algas, protozoários e mixomicetos, que são seres vivos semelhantes aos fungos.
O reino Protista atualmente é conhecido como Protoctista, englobando uma diversidade de seres vivos que não apresentam ancestralidade em comum (polifiléticos). Os organismos presentes neste reino são eucariontes, uni ou pluricelulares e podem ou não realizar fotossíntese.
Nutrição. Os protistas podem ser autótrofos fotossintetizantes, por exemplo as algas. Nesse caso, possuem cloroplastos que irão converter a energia luminosa em energia química para síntese de compostos orgânicos. Também podem ser heterotróficos, como os protozoários unicelulares.
O termo “protozoário”, do grego protos, primitivo, e zoon, animal, designa um grupo de organismos unicelulares e heterótrofos, isto é, que possuem uma única célula e dependem das moléculas orgânicas elaboradas por outros seres para se alimentar.
Os mastigóforos são protozoários do filo mastigophora ou flagellata, significando o prefixo mastigo ou flagelo chicote, ou seja são os "portadores de chicote". os flagelos servem para locomoção e também para instrumento para a captura de alimentos. 2 exemplos são a doença de chagas e ulcera de bauru.
Esporozoários são parasitas de formas heterogêneas que habitam em outras células e no glóbulo vermelho. Absorvem seu alimento dos organismos que parasitam. Eles são obrigatoriamente parasitas pois não possuem meio de locomoção como na maioria dos outros tipos de protozoários.