Boca, narinas, fossas nasais, faringe, laringe, traqueia, carina da traqueia, brônquios, bronquíolos, alvéolos e pulmões. Apenas esses, não existem outros órgãos no sistema respiratório.
O sistema respiratório é um conjunto de órgãos com a função de conduzir o ar até os pulmões e realizar a troca gasosa (hematose). Os seus órgãos são as fossas nasais, faringe, laringe, traqueia, brônquios, alvéolos e pulmões.
A principal função do sistema respiratório é realizar a respiração, que é o que permite transportar oxigênio para todas as células do corpo e eliminar o dióxido de carbono que se acumula no sangue.
A inspiração, que ocorre através da contração do diafragma e dos músculos intercostais, proporciona a entrada de ar dentro dos pulmões. O ar inspirado é rico em gás oxigênio (O2). A expiração, que acontece através do relaxamento do diafragma e dos músculos intercostais, proporciona a saída de ar do organismo.
A fisiologia do pulmão refere-se ao funcionamento dos pulmões. A principal função desse órgão é promover a troca gasosa contínua entre o ar inspirado e o sangue da circulação pulmonar, fornecendo oxigênio e removendo o dióxido de carbono.