O custo histórico é a base mais utilizada pelas empresas. Para os ativos, ele costuma utilizar como representação o valor pago pelos recursos em questão ou mesmo o valor justo para tal, sempre tendo como parâmetro a data de aquisição deste.
As mais importantes formas de avaliação de ativos a valores de saída são: a) valor líquido realizável; b) valor de liquidação; c) equivalente de caixa corrente; d) valor presente do fluxo de benefícios futuros.
Para (FIPECAFI, 2010) O valor recuperável de um ativo Imobilizado é definido como maior valor entre: (i) o valor líquido de venda de um ativo ; e (ii) o valor de uso desse ativo. ... Bem como o valor em uso seja o valor presente de fluxos de caixa futuros estimados, que devem resultar do ativo.
O CPC-01 entende como valor recuperável o maior valor entre o preço líquido do ativo na venda diante do seu valor em utilização. Todavia, se algum desses valores exceder o valor contábil do ativo, não se caracterizará o impairment, nem a necessidade de estimar outro valor para o ativo.