Segundo relatório de ONU (2010) as principais causas da desigualdade social são:
Quais são os tipos de desigualdade social? Desigualdade econômica; desigualdade regional; desigualdade racial e desigualdade de gênero.
A desigualdade social representa a divisão injusta de bens econômicos e capitais dentro da sociedade. ... Por fim, seguem dois exemplos que demonstram a desigualdade social em várias partes do mundo: 1º: moradores de rua. 2º: formações de condomínios com mega mansões.
Nesse sentido, você percebe as desigualdades da sociedade quando olha as imponentes residências (em áreas nobres da sua cidade) e barracos de madeira (nas favelas). Portanto, falar em desigualdade social é destacar as diferenças de estilos de vida entre pessoas ricas e pessoas pobres.
Basta uma simples observação sobre a sociedade em que vivemos:
O crescente estado de miséria, as diferenças sociais, a extrema concentração de renda na mão de poucos, os salários baixos, o desemprego, a fome, a desnutrição, a mortalidade infantil, a marginalidade e a violência ajudam a classificar a desigualdade social do país em estado crítico.
Em 2019, 43,1%.
A desigualdade social é consequência da má distribuição da riqueza, fato constatado na maioria dos países. Isso gera um contraste econômico e social entre a população, pois apenas uma pequena parcela da sociedade detém a maioria dos recursos econômicos, enquanto que a maioria se “contenta” com a menor parcela dos bens.
A desigualdade de consumo, do ponto de vista teórico, é uma medida bem mais fiel da desigualdade permanente de renda. Sob a hipótese de suavização de consumo ao longo do horizonte de vida, medidas de desigualdade do consumo revelam quão permanentemente desigual é a distribuição dos recursos disponí- veis às famílias.
Esta desigualdade na distribuição global das riquezas tem por consequência populações que, habitando diferente nações, possuem também um desigual acesso à boas condições de trabalho, saúde, alimentação adequada, moradia digna, educação de qualidade, saneamento básico, entre outros aspectos que contribuem para a sua ...
Entre as recomendações, a OCDE cita “aumentar a taxa marginal dos ricos, melhorar o cumprimento da lei, eliminar ou reduzir deduções, que tendem a beneficiar os ricos de forma desproporcional, assim como rever o papel dos impostos em todos os tipos de propriedade e riqueza, incluindo a transferência de ativos”.
São medidas niveladoras e de incentivo como: - Bolsa Família; que garante que mesmo as crianças das famílias mais pobres tenham frequência escolar e condições de permanecer fora da linha da miséria. - Minha Casa, Minha Vida; que proporciona moradias em diversos níveis sociais.