Ejé (Axorô ou Menga) palavra da língua iorubá usada no candomblé que significa literalmente sangue. ... O ejé animal é apenas um dos tipos de "sangue" utilizados nos rituais das religiões afro-brasileiras. Todo tipo de sangue é considerado vital para axé.
Os rituais do candomblé são realizados em templos chamados casas, roças ou terreiros que podem ser de linhagem matriarcal (quando somente as mulheres podem assumir a liderança), patriarcal (quando somente homens podem assumir a liderança) ou mista (quando homens e mulheres podem assumir a liderança do terreiro).
No candomblé Queto, participam tanto homens quanto mulheres, sendo conduzido tanto por homens (babalorixás) quanto por mulheres (ialorixás), entram em transe com orixá. No candomblé jeje, participam tanto homens quanto mulheres, sendo conduzido tanto por homens quanto por mulheres Vodunces, entram em transe com voduns.
Esse ritual é um dos mais importantes e tem como significado o religar, o conectar. De acordo com a nota, o iniciado, por meio desse processo, recebe o oxu (uma forma cônica) no seu ori (cabeça), para se estabelecer a comunicação com seu Sagrado (Orixá).
A cantora Anitta publicou uma série de stories na terça-feira, 10, em que negou os rumores de que teria “raspado o cabelo” devido a sua religião, o candomblé. Durante a gravação, a artista disse que era uma ekedi, e sugeriu que os seguidores pesquisassem sobre o termo e entendessem o que ele representa.
A palavra roncó, no candomblé jeje-nagô, geralmente é utilizada para se referir a um compartimento sagrado instalado nas dependências dos terreiros.
A origem da prática remonta à 1ª Guerra Mundial, por questões de higiene e de segurança pessoal. Afinal de contas, tomar banho era um luxo no campo de batalha (um cocoruto raspado dispensa maiores lavagens) e um soldado cabeludo poderia enrolar suas madeixas no armamento.
“Ele já está fragilizado pela própria doença e aí o cabelo começa a cair. Alguns entendem que é melhor já raspar a cabeça, para não sofrer. E quem quiser antecipar e raspar o cabelo antes da queda efetiva, está liberado!”, diz o Dr.