jacobinos eram representados como a baixa burguesia, camponeses e sans-culottes. A acenção dos jacobinos ao poder( devido ao tratamento desigual pelos girondinos perante aos jacobinos), conduziu a Revolução Francesa, O PERÍODO DO TERROR, milhares de pessoas foram presas e executadas.
Na época do terror, na França, o que estava acontecendo era a condenação e morte de líderes na guilhotina. ... Os líderes dos Jacobinos era Robespierre, Danton, Marat, entre outros; mas Robespierre queria o poder concentrado em suas mãos, então deu um golpe nos próprios companheiros e mandou-os para a guilhotina.
- Na Convenção Nacional, os jacobinos, sob a liderança de Robespierre, adotaram uma série de medidas: fim da escravidão nas colônias francesas; abolição de todos os privilégios; divisão das grandes propriedades; tabelamento de preços de produtos essenciais; ajuda aos indigentes e educação básica obrigatória e gratuita.
Jacobinos
A fase do terror foi a fase mais violenta e radical da revolução francesa. Liderada pelos jacobinos(pequenos comerciantes e profissionais liberais) e com grande participação da camada mais pobre da população,durou de 1792 a 1794. ... A morte fez com que acabasse com a monarquia absolutista que se consistia na França.
Verificado por especialistas A sua radicalidade decorre do grande número de prisões e execuções direcionadas não só a antigos opositores (realeza, nobreza, clero) mas também a figuras importantes da Revolução, além da supressão de direitos e a perseguição.
Resposta. Pq os próprios revolucionários tinham grandes divergências entre si, fora que esta foi a primeira revolução exclusivamente liberal, então os próprios partidários tinham dúvidas sobre a forma correta de se seguir uma revolução.
Ponto positivo podemos citar a consolidação da Revolução Francesa durante o período do Terror e negativo a grande perseguição a qualquer pessoa julgada como contra revolucionária, mesmo sem isso proceder.
O nome terror foi dado pelos adversários dos jacobinos, pois geralmente eram eles os alvos das ações, que consistiam principalmente na execução na guilhotina, onde os condenados perdiam a cabeça, literalmente.
O Diretório chegou ao fim com o Golpe de 18 de Brumário, ocasião em que Napoleão, que seria o militar líder/símbolo do Golpe que ocuparia o posto de um três Cônsules a governar a França.
O termo "jacobino" se refere comumente ao grupo político mais radical durante a França republicana ao final do século XVIII, que caracterizaria principalmente a segunda fase da Revolução Francesa. ...
Os 'sans-culottes' possibilitaram, com suas jornadas populares (2), a Revolução burguesa; os camponeses determinaram até que ponto ela podia chegar." ... Fase mais radical da Revolução Francesa liderada pelos jacobinos. O “Terror” foi possível devido o maciço apoio dos mais pobres ao governo republicano jacobino.
Os sans-culottes eram trabalhadores urbanos, pequenos comerciantes ou mesmo desempregados. ... Mas, além da função de apoio aos jacobinos, os sans-culottes tinham práticas sociais distintas, que os caracterizariam como um grupo social que prezava pela igualdade entre os cidadãos.
Os sans-cullotes eram o povão que lutaram durante a revolução francesa. Eles receberam esse nome por causa do tipo de calça que eles usavam que era sans cullotes que era uma calça folgada, ao contrario das calças da nobreza que eram justas e tinham o comprimento um pouco abaixo do joelho.
Defendiam o fim da monarquia, conseguida em 1792, além de pressionarem pela execução do rei Luís XVI. Mas eram também partidários de uma forma de igualdade que passava pela participação direta de todos nas decisões políticas. Por isso, eram contra o voto censitário estabelecido na Constituição de 1791.
Resposta: Os sans-culottes era o nome dado pelos aristocratas aos artesoes,trabalhadores,e ate pequenos proprietarios participantes da revoluçao Francesa,principalmente em Paris. Eles eram conhecidos por ser um dos grupos mais atuantes nos acontecimentos da revoluçao francesa.
Os sans-culottes (trabalhadores urbanos) queriam por exemplo o tabelamento de preços e salários e o direito de se organizar em sindicatos e poder fazer greve, enquanto os camponeses desejavam a reforma agrária.
Por que um dos grupos mais atuantes nos acontecimentos da Revolução Francesa eram chamados de ''Sans-Cullotes'' pelos aristocratas? Porque eles eram presos da Bastilha por terem idéias iluministas. Eram assim chamados pelo fato de utilizarem calças compridas e largas, contrariamente aos ricos.
Jacobinos : Os jacobinos faziam parte de uma organização política, criada em 1789 durante tambem a Revolução Francesa. ... Sans-culottes : denominação dada aos artesãos, trabalhadores e até pequenos proprietários participantes da revolução.
Enquanto os radicais jacobinos, liderados por Maximilien Robespierre, defendiam a destituição do monarca e a ascensão de uma República francesa, os girondinos favoreciam uma monarquia do tipo constitucional, onde o soberano dividiria o poder com conselheiros selecionados.
Essa rejeição da moda e o estilo de vida da nobreza fez com que os revolucionários abandonassem determinados materiais (sedas, rendas) que eram característicos da vestimento dos nobres e passassem a utilizar tecidos mais simples, especialmente os de algodão e lã.
IDADE MODERNA Os nobres renovaram o visual com o uso da renda e do cetim e os tecidos do momento eram o linho, a lã e o algodão. Surge então a separação entre as roupas femininas e masculinas e a moda para mulheres se sobressai com o aparecimento dos decotes e cortes que valorizem mais o corpo.
As francesas entendem a importância que peças clássicas, e de boa qualidade, têm no armário da mulher moderna. Elas adoram blazers, suéteres, camisetas, jaquetas de couro, jeans bem cortados e o tradicional vestido pretinho básico. Repare que todas essas peças são atemporais e super fáceis de combinar.
4) O que defendiam os Sans-culottes (camponeses e as camadas populares de Paris)?