A Escrituração Contábil Digital - ECD - foi instituída para fins fiscais e previdenciários e deverá ser transmitida pelas pessoas jurídicas a ela obrigadas, ao Sistema Público de Escrituração Digital (Sped), e será considerada válida após a confirmação de recebimento do arquivo que a contém e, quando for o caso, após a ...
A demonstração digital será elaborada em um programa próprio fornecido pela Receita Federal, chamado de PVA (Programa Validador). Anualmente, o programa validador (PVA) é atualizado; sendo assim, não é possível utilizar o mesmo PVA do ano passado para transmitir a declaração do ano corrente.
A ECD trata-se de uma inovação tecnológica implantada através do sistema SPED para simplificar o envio das escriturações contábeis da empresa ao Fisco. Tem por objetivo também substituir formato em papéis, como Livro Diário, Balanços, Razão e fichas de lançamentos comprobatórios.
Enquanto a ECD foi estabelecida com a finalidade de atuar exclusivamente em atividades fiscais e previdenciárias, a ECF corresponde à obtenção de informações referentes a todas as operações fiscais que influenciam na composição do valor devido da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) e do Imposto de Renda da ...
Sped é a sigla de “Sistema Público de Escrituração Digital”, e se trata de um projeto do governo federal com o objetivo de modernizar, agilizar e garantir a segurança na relação entre o Fisco e os contribuintes. ...
Universo de atuação
Os diferentes tipos de Sped
A escrituração contábil é uma técnica de controle patrimonial baseado no registro cronológico de todos os fatos contábeis que ocorrem em uma organização. O objetivo por trás dessa técnica é permitir que uma empresa possa controlar o seu patrimônio da melhor forma possível – auxiliando na gestão do negócio.
A escrituração é o registro cronológico e específico da natureza de todos os fatos que ocorrem na empresa. Uma empresa sem Contabilidade é uma entidade sem memória, sem identidade e sem as mínimas condições de sobreviver ou de planejar seu crescimento.
É um livro que se registra todas as operações contábeis da Entidade, em ordem cronológica e com a observância de regras, como as suas folhas numeradas seqüencialmente e serão lançados os atos ou operações da atividade que altere ou possam vir alterar a situação patrimonial da empresa.
A escrituração contábil deve ser executada com base em documentos de origem externa ou interna. IV. Na falta de documentos externos e internos, a escrituração contábil deve ser executada com base em elementos que comprovem ou evidenciem fatos contábeis.
Em suma, existem dois principais métodos de escrituração que podem ser usados por uma empresa para registrar os chamados fatos contábeis – o método de partidas simples e o método de partidas dobrado. Ou seja, esses métodos de escrituração também são usados para registrar os atos administrativos relevantes.
A contabilidade MEI exige alguns cuidados, como o preenchimento do Relatório Mensal das Receitas Brutas. Até o dia 20 de cada mês, para manter o controle sobre o faturamento, o processo é extremamente simples e pode ser realizado 100% online, pelo Portal do Empreendedor.
Uma compra, uma venda, um pagamento, um recebimento, uma depreciação e qualquer outra transação que ocorra na empresa e que envolva no mínimo duas contas é um fato contábil. Assim, os fatos contábeis representam as transações que influenciam a situação patrimonial da empresa, podendo ou não alterar a situação líquida.
O registro de um fato contábil pode ou não alterar o valor do Patrimônio Líquido da empresa. Classificam-se em três grupos: Fatos contábeis permutativos (qualitativos ou compensativos), Fatos contábeis modificativos (ou quantitativos) e Fatos contábeis mistos (ou compostos).
Como fazer lançamentos contábeis de forma eficiente?
Os títulos/duplicatas negociados são registrados em conta redutora do ativo circulante, logo após a conta “duplicatas a receber”. Esta conta recebe o nome de “títulos/duplicatas negociadas”, e tem natureza credora.
O QUE É LANÇAMENTO CONTÁBIL
Os lançamentos contábeis de depreciação são: A- Débito em Despesas Operacionais e crédito em conta do ativo. B- Crédito em Despesas Operacionais e débito em conta do ativo. C- Débito em Conta do Ativo e Débito em Despesas Operacionais. D- Débito em Despesas Financeiras e crédito em conta do ativo.
Os lançamentos no Livro Diário podem ser feitos de forma manuscrita, por reprodução ou por meio eletrônico. Os registros precisam seguir uma ordem cronológica, desde o primeiro dia até o último dia de cada ano, independente da forma de escrituração.
a) Lançamentos de peso, dardo, disco e corridas de obstáculos. d) Lançamentos de peso, dardo, disco e martelo. c) Lançamentos de peso, corridas de velocidade, disco e martelo. b) Lançamentos de peso, dardo, martelo e salto em altura.
Não se trata apenas de um conjunto de dados que fala sobre o passado recente da organização — são fontes de análise que têm como função dar transparência ao seu desempenho econômico e financeira. ... O papel da classificação é justamente esse, dando agilidade ao controle e à consulta dos dados contábeis.
O que são contas patrimoniais As contas se dividem basicamente em dois tipos: patrimoniais e de resultado. As patrimoniais se referem ao ativo, passivo e ao patrimônio líquido da entidade, enquanto as de resultado são as receitas e despesas verificadas em determinado período.
O plano de contas contábil é responsável por atender às necessidades do seu negócio e fornecer todo o suporte necessário para que a contabilidade levante as informações que embasam as tomadas de decisão. Nesse sentido, é fundamental realizar a classificação para que o próprio plano seja formulado corretamente.