O cristianismo se tornou a religião oficial do Império Romano no ano 380 por ordem do imperador Teodósio I, que tomou a medida numa lei conhecida como Édito de Tessalônica. ... Mas nem isso impedia o cristianismo de ganhar seguidores, tornando-se logo a crença mais popular no império.
Imperadores _ Augusto era o imperador quando Jesus nasceu. Ele foi sucedido por Tibério.
1.
Cómodo (em latim: Commodus Lanúvio, 31 de agosto de 161 – Roma, 31 de dezembro de 192) nascido Lúcio Aurélio Cómodo morreu Lúcio Élio Aurélio Cómodo, foi um imperador romano que governou de 180 a 192. ... Seu assassinato, em 192, marcou o fim da Dinastia nerva-antonina.
Gladiador, do latim gladiātor, de gladius (modelo de espada utilizada pelos romanos), era uma pessoa que, na Roma Antiga, lutava com outra pessoa ou animal, às vezes, até a morte, para o entretenimento do público romano.
O treinamento incluía pão com cinzas na dieta e técnicas para encarar a morte em combate. Escolhidos entre escravos, soldados fugitivos e prisioneiros de guerra, os gladiadores romanos dormiam em celas apertadas, mas comiam muito bem e tinham acesso a médico e massagista. Esses guerreiros são mais antigos que Roma.
Os questores eram uma classe de magistrados que tratava das finanças de Roma. Cuidavam dos recursos financeiros depositados no Templo de Saturno e eram consultados pelos cônsules na administração das verbas públicas e no gasto com campanhas militares. Uma última magistratura criada em Roma foi a dos Tribunos da Plebe.
A Pax Romana foi utilizada para manter o controle sobre os vastos domínios do Império ocupados pelas legiões romanas e, assim, garantiu a paz e a prosperidade desse período.