O epicurismo - como o estoicismo - divide a filosofia em lógica, física e ética; também subordina a teoria à prática, a ciência à moral, para garantir ao homem o bem supremo, a serenidade, a paz, a apatia. ... Aliás, não é excluído o fato de que a necessidade universal oprimiria o homem ainda mais do que o arbítrio divino.
Resposta. Resposta: Epicurismo é um sistema filosófico criado pelo filósofo Epicuro de Santos. Prega a busca de prazeres para chegar a um estado de tranquilidade e libertação do medo, isento de sofrimento corporal por adquirir o conhecimento sobre o funcionamento do mundo e o limite dos desejos.
O Cinismo é uma corrente filosófica que pregava o total desprezo pelos bens materiais e o prazer. ... Desde então, o significado de cínico é atribuído às pessoas que não possuem apego às convenções sociais e se sentem superiores por isso.
Princípios Estoicos:
Uma das grandes diferenças entre a ética estóica e a ética cristã é o juízo sobre o prazer e a dor. Para o estóico, a dor é “inimiga da natureza” [por exemplo, Aulo Gélio]; para o cristão, a dor faz parte da própria natureza (humana) [por exemplo, S.
Acreditava na existência de duas formas de prazer: a primeira, é o prazer estável que se alcança com a ausência da dor e da perturbação; a segunda, da alegria e do gozo, situação em que o homem pode acabar se tornando escravo do prazer, e vivendo uma vida infeliz.
Resposta. Resposta: defende que a felicidade consiste em não julgar coisa alguma.