Animais endotérmicos: mantêm sua temperatura corporal estável, independentemente das alterações ambientais. Exemplos: aves e mamíferos; Não pare agora... ... Animais exotérmicos: não conseguem manter a temperatura de seus corpos dentro de uma faixa ideal, necessitando de fontes externas para essa manutenção.
Resposta. Pecilotérmicos são animais de sangue frio. ... Em contraposição está os animais homeotérmicos (animais de sangue quente), aqueles que mantém a temperatura de seu corpo constante, independente do meio, como exemplo podemos citar as aves e os mamíferos.
Os animais ectotérmicos são aqueles que não conseguem regular sua temperatura corporal. É o caso dos peixes, anfíbios e répteis. Já os endotérmicos, são aqueles que já conseguem regular sua temperatura corporal, como aves e mamíferos.
Resposta. Animais endotérmicos são animais que mantêm uma temperatura corporal interna constante.
Conjunto de mecanismos fisiológicos, estruturais e comportamentais que permitem a alguns animais manter a temperatura corporal dentro de alguns limites, independentemente das oscilações de temperatura do meio externo. A termorregulação é por isso um mecanismo de homeostasia.
Resposta. Endotérmicos: Os mamíferos e as aves. Ectotérmicos: Os peixes,os répteis e os anfíbios.
A quantidade de energia gasta por um animal em um determinado período de tempo é conhecida como sua taxa metabólica. A taxa metabólica "de base" de um animal é medida como a taxa metabólica basal (TMB) para um endotérmico ou como a taxa metabólica padrão (TMP) para um ectotérmico. ...
A Taxa Metabólica Basal (TMB) é o mínimo de energia necessária para manter as funções do organismo em repouso, como os batimentos cardíacos, a pressão arterial, a respiração e a manutenção da temperatura corporal.
Para os homens, podemos usar a fórmula: TMB = 66 + (13,8 x peso em kg.) + (5 x altura em cm) - (6,8 x idade em anos). Para as mulheres, usa-se a fórmula: TMB = 655 + (9,6 x peso em kg.) + (1,8 x altura em cm) - (4,7 x idade em anos).
O gasto calórico basal é a quantidade de energia que o organismo gasta mesmo estando descansando ou dormindo. Aqui você fica sabendo a quantidade mínima de calorias que deve ingerir por dia para satisfazer as necessidades do corpo.
Existem muitos fatores que alteram o metabolismo: idade, genética, sexo, peso, altura, nível de atividades físicas e nutrição. A idade avançada torna o metabolismo mais lento e, de forma geral, os homens possuem metabolismo mais acelerado do que as mulheres e a prática de exercícios físicos aumenta o metabolismo.
HORMÔNIOS TIREOIDIANOS E SISTEMA CARDIOVASCULAR Conforme descrito na literatura clássica de fisiologia humana4, os hormônios tireoidianos, tiroxina (T4) e triiodotironina (T3), atuam produzindo elevação geral do metabolismo basal do organismo humano.
Em geral, não é aconselhado uma restrição calórica tão grande. O mínimo recomendado é 1200 kcal por dia. Restrição de calorias entre 800 e 1200 kcal até podem ser feitas ocasionalmente, mas só sob rigoroso acompanhamento médico e nutricional. Menos que isso é pouco efetivo e ainda pode ser danoso ao organismo.
Existem várias formas de calcular a necessidade calórica para um dia, no entanto, o mais fácil é o método direto, que é feito da seguinte forma: Para emagrecer - multiplique 20 ou 25 pelo peso atual. Para manter o peso - multiplique 25 ou 30 pelo peso atual. Para engordar - multiplique 30 ou 35 pelo peso atual.