A principal função de um diodo semicondutor, em circuitos de corrente contínua, é controlar o fluxo da corrente, permitindo que a corrente elétrica circule apenas em um sentido.
O diodo é um semicondutor com dois terminais que conduz corrente elétrica em somente um sentido. Para isso ser possível, ele é constituído por uma junção PN, uma estrutura básica dos semicondutores que possui essa propriedade. Ele funciona como uma via de mão única para a eletricidade.
Diodo Ideal: Tem esse nome por existir somente na teoria, ou seja, ele não é real. ... Este diodo conduz a partir de 0 volts quando polarizado diretamente (fato que só é possível por ele ser perfeito e existir apenas no mundo teórico).
Idealmente, um díodo comporta-se como um condutor perfeito (de Page 2 Notas: resistência nula) quando está polarizado directamente e como um isolante perfeito (de resistência infinita) se tiver polaridade inversa. A Figura 7 mostra a característica corrente-tensão de um díodo ideal.
O diodo semicondutor é um componente que pode comportar-se como condutor ou isolante elétrico, dependendo da forma como a tensão é aplicada aos seus terminais. Uma determinada tensão entre os terminais (neste caso uma tensão chamada de VD) leva o elemento diodo a operar em três possibilidades: Nenhuma polarização.
6.