Resposta. Possivelmente o petróleo foi formado através da decomposição de animais e vegetais marinhos soterrados em desabamentos da crosta terrestre em épocas remotas. ... Através da ação da pressão e temperatura elevadas, ao longo do tempo, formou-se o sapropel e este por sua vez deu origem ao petróleo.
3 - ORIGEM DO PETRÓLEO. O petróleo é um combustível fóssil, originado provavelmente de restos de vida aquática animal acumulados no fundo de oceanos primitivos e cobertos por sedimentos. ... A partir de 1920 os transportes terrestres, marítimos e aéreos passaram a consumir quantidades cada vez maiores do novo combustível.
1. Petróleo é um combustível fóssil que corresponde a uma substância oleosa cuja densidade é inferior à da água e é inflamável. É considerado um dos principais recursos naturais utilizados como fonte de energia da atualidade. ... Corresponde aos óleos menos representativos em relação ao volume total de petróleo.
O petróleo pode ser extraído de duas formas: em terra por meio de sondas de perfuração e no mar com plataformas marítimas. Para conseguirmos retirar o petróleo, temos que perfurar o solo até encontrar a rocha que o armazena. Na terra, o petróleo é encontrado abaixo de uma camada gasosa em alta pressão.
O petróleo, após ser extraído da natureza, é transportado para as refinarias e começa a ser fracionado através de aquecimento em tanques apropriados dando origem a vários subprodutos, esse processo é denominado de destilação fracionada.
O craqueamento do petróleo é um processo químico que transforma frações de cadeias carbônicas maiores em frações com cadeias carbônicas menores. No texto Refinamento do petróleo é mostrado que esse produto orgânico geralmente não é usado na forma bruta.
Destilação fracionada do petróleo Como os componentes do petróleo são apolares, os pontos de ebulição aumentam de acordo com a cadeia carbônica. Por isso, as substâncias com baixo ponto de ebulição se transformam em vapor e as moléculas maiores continuam líquidas. A separação das frações é feita na torre de destilação.
As principais frações obtidas na destilação do petróleo são: fração gasosa, na qual se encontra o gás de cozinha; fração da gasolina e da benzina; fração do óleo diesel e óleos lubrificantes, e resíduos como a vaselina, asfalto e pixe.
Basicamente, essa técnica consiste em colocar o petróleo em um forno ou fornalha para ser aquecido a cerca de 400ºC. Essa fornalha é acoplada a uma torre de destilação a pressão atmosférica (ou torre de fracionamento) que possui vários pratos ou bandejas de destilação (no máximo 50 bandejas).
Entre os derivados de petróleo produzidos em refinarias em colunas de destilação fracionada, os mais importantes são óleo diesel, gasolina, nafta, querosene e óleo combustível, entre muitos outros.
40% de um barril de petróleo viram diesel e 18% gasolina após o refino. O óleo diesel é o principal combustível comercializado no mercado brasileiro. Sua utilização é primordial para o transporte de cargas e de passageiros, indústria, geração de energia, máquinas agrícolas e locomotivas, entre outros equipamentos.
Em seu estado natural, o petróleo é um líquido pastoso que traz uma mistura de gasolina, diesel, querosene, gases liquefeitos e um monte de outros óleos. O que as refinarias fazem é separá-los dessa massa bruta. ... Quando a temperatura vai a 100ºC, o vapor é de gasolina, e assim por diante.
Como exemplos da aplicação dos derivados de petróleo, podemos citar a gasolina, o gás natural e o óleo diesel, que são usados como combustíveis; a querosene, que pode ser usada em iluminação; o GLP (Gás Liquefeito de Petróleo) usado no gás de cozinha; a parafina, que é usada na fabricação de velas e cosméticos; o ...
Os combustíveis renováveis são combustíveis que usam como matéria-prima elementos renováveis para a natureza, como a cana-de-açúcar, utilizada para a fabricação do etanol e também, vários outros vegetais como a mamona utilizada para a fabricação do biodiesel ou outros óleos vegetais que podem ser usados diretamente em ...
Combustíveis são substâncias que queimamos para produzir calor. Esse calor produzido pode ser utilizado para mover uma turbina nas usinas termelétricas, como vimos em Formas de energia (energia cinética), ou para acionar motores de veículos.
Os três principais tipos de combustíveis fósseis são: o petróleo, o gás natural e o carvão mineral, embora existam outros, como o xisto betuminoso.
Os principais combustíveis fósseis são o petróleo, o gás natural e o carvão.
São recursos naturais não-renováveis, originados de restos orgânicos acumulados na crosta terrestre ao longo de milhões de anos. Atualmente os gases produzidos na queima dos combustíveis fósseis são apontados como responsáveis pelo efeito estufa e aquecimento global.
Vantagens e desvantagens dos combustíveis fósseis Possuem grande eficiência energética; Têm maior custo-benefício do que muitas fontes sustentáveis; processamento da matéria-prima. Alguns fatores ligados aos combustíveis fósseis são desvantajosos, confira a seguir.
Impactos ambientais causados pelo uso de combustíveis fósseis. A poluição ambiental é uma das grandes desvantagens do uso de combustíveis fósseis. O dióxido de carbono, gás liberado durante a queima desse tipo de combustível é o principal responsável pelo aquecimento global.
IMPACTO AMBIENTAL DOS COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS
Energia Nuclear
A produção da energia nuclear não ocorre por meio de queimas, o que auxilia na redução de gases poluentes na atmosfera. Esta pode ser considerada uma vantagem, já que, ao optar por esta fonte, seria possível reduzir drasticamente a emissão de gases e poluentes causadores do efeito estufa.
Risco de contaminação derivada de acidentes e vazamentos: Embora possua monitoramento constante, o processo de geração de energia nuclear possui riscos de vazamentos e acidentes, como os que aconteceram em Chernobyl (1986) e em Fukushima (2011), que colocam em risco o meio ambiente e a vida de trabalhadores das usinas ...