Qual o enredo do livro Iracema? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
Narra a história de um amor improvável entre uma índia e um colonizador português, no início do processo de colonização efetiva da costa brasileiro, no século XVII. Desse amor nasceria o primeiro mestiço, símbolo de uma nova raça que seria o povo brasileiro. Iracema é uma índia da nação Tabajara.
Onde ler Iracema?
Iracema (Prazer de Ler): eBooks na Amazon.com.br.
Quantas páginas tem o livro de Iracema?
CaracterísticasMais 10 linhas
Como inicia o livro Iracema?
A narrativa inicia-se em 1608, quando Martim Soares Moreno é indicado para regularizar a colonização da região que mais tarde seria conhecida como Ceará. José de Alencar era leitor assíduo de Walter Scott, criador do romance histórico, e foi influenciado por esse escritor.
Como foi a primeira noite de amor de Iracema e Martim?
Martim e Iracema passam sua primeira noite juntos. Logo, ele precisa ir embora, mas Iracema decide acompanhá-lo, levando-o até seu amigo Poti, que guiará os dois pelo caminho. A paixão de Martim por Iracema leva-o a escolher ficar com ela, estabilizando uma cabana para os três em uma tribo amiga.
Porque Iracema é considerada um romance?
Iracema, obra de José de Alencar publicada em 1865, é tipicamente romântica, classifica Fernando Marcílio Lopes Couto, professor de literatura do Sistema Anglo de Ensino. “O romance foi escrito para representar a origem da raça brasileira”, diz. ... Ele explica que Iracema é um romance alegórico, cheio de simbologias.
Quem é Poti em Iracema?
ANDIRA – velho guerreiro, irmão de Araquém. JACAÚNA – chefe dos potiguaras. MARANGUAB – avô de Poti, conhecido como “o grande sabedor da guerra”. MOACIR – filho de Martim e Iracema, seu nome significa “filho do sofrimento”.
O que é o segredo da Jurema?
Durante sua estadia na aldeia, Iracema e Martim aproximam-se e floresce, entre os dois, forte atração. Contudo, Iracema tem um papel importante na tribo: é uma virgem consagrada a Tupã, guardadora do segredo da jurema, um licor sagrado, que levava ao êxtase os índios tabajaras.
Porque o livro Iracema pertence ao romantismo?
“O romance foi escrito para representar a origem da raça brasileira”, diz. Ao contrário de Memórias de um Sargento de Milícias (1854) que tem um anti-herói, vagabundo e largado, Iracema possui um típico herói romântico: o europeu Martim, que mistura sentimentos e valores nobres, como amor e honra.
Quantas páginas tem o livro O Cortiço?
193 páginas
Livro usado edição brochura com 193 páginas.
Quem é Poti no livro Iracema?
POTI – guerreiro pitiguara, amigo de Martim. ARAQUÉM – pai de Iracema e pajé da tribo tabajara. CAUBI – valoroso guerreiro tabajara, irmão de Iracema. ... MOACIR – filho de Martim e Iracema, seu nome significa “filho do sofrimento”.
Por que podemos afirmar que Iracema é uma típica heroína romântica?
O amor de Iracema por Martim: Iracema é a heroína típica do romantismo, que padece de saudades do amante, que partiu, e da pátria que deixou. Ela se enquadra dentro de uma corrente luso-brasileira cujo inicio data das cantigas medievais.
Porque Iracema é um anagrama de América?
Metáforas e comparações ressaltam as paradisíacas terras brasileiras. Iracema representa a indígena submissa à cultura europeia, e seu nome é um anagrama para América. Martim, por sua vez, representa o guerreiro colonizador e conquistador. Seu nome é associado a Marte, o deus greco-romano da guerra.
Qual foi a causa da morte de Iracema?
Uma guerra da tribo de Martim leva-o junto para longe, levando Poti consigo. Ao voltar da guerra, a saudade de sua terra natal domina Martim, levando seu pensamento para longe de Iracema. ... Quando Martim retorna da guerra, conhece seu filho, que é chamado de Moacir. Logo em seguida, Iracema morre em profunda solidão.
Como era chamada Iracema?
Iracema: índia da tribo dos tabajaras, filha de Araquém, velho pajé; era uma espécie de vestal (no sentido de ter a sua virgindade consagrada à divindade) por guardar o segredo de jurema (bebida mágica utilizada nos rituais religiosos). A palavra "Iracema" é um anagrama de "América".
O que é a religião jurema?
Jurema sagrada como tradição religiosa é uma tradição nordestina que se iniciou com o uso da jurema pelos indígenas da região norte e nordeste do Brasil, tendo sofrido influências de variadas origens, da feitiçaria europeia à pajelança, xamanismo indígena, passando pelas religiões africanas, pelo catolicismo popular, e ...
O quê Caubi quer dizer ao utilizar a palavra sombra?
03 – “Caubi partirá quando a sombra deixar o rosto de Iracema”, o que Caubi quer dizer ao utilizar a palavra sombra? A sombra significa tristeza.
Por que Iracema é considerada uma heroína romântica?
Iracema também é colocada nesse lugar de heroína idealizada, pois, em diversos momentos da obra, o narrador compara-a à natureza, mas suas características são sempre maiores e mais belas: seus cabelos são mais negros e mais longos; seu sorriso, mais doce; seu hálito, mais perfumado; seus pés, mais rápidos.
Por que Iracema é considerado um romance indianista?
A constituição do indianismo como mito fundador nacional, embora de raízes europeias. Iracema foi escrito em 1865 por José de Alencar (1829-1877) e conta a história de amor entre a indígena que dá nome à obra e o aventureiro português Martim. ...